A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53675Palabras clave:
Cidade. Sujeitos. Práticas Espaciais. Significação.Resumen
A presente reflexão tem como objetivo destacar a temática da cidade e sua relação com a construção dos conhecimentos geográficos, fazendo considerações sobre os sujeitos e as suas práticas espaciais no cotidiano. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho baseia-se numa perspectiva qualitativa, e a pesquisa bibliográfica apoia-se, fundamentalmente, nas considerações de autores que pesquisam o tema cidade e o ensino de Geografia. A partir disso, direciona-se o olhar a respeito dela sobre o prisma do ensino da Geografia e, assim, são estabelecidas associações para perceber a possibilidade de conduzir à significação de conteúdos e, por conseguinte, à construção da aprendizagem. Depreende-se que é necessário fazer da cidade uma via de compreensão das práticas espaciais dos sujeitos e possibilitar a significação no processo de ensinar/aprender Geografia.
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