O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA REGIONAL JATAÍ DA UFG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53862Palavras-chave:
Monitoria. Ensino-aprendizagem. Instrumentos legaisResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar um cenário da Monitoria Acadêmica na Regional Jataí e refletir sobre ações administrativas e pedagógicas que permitam fortalecer o Programa e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem na Instituição. Inicialmente foi realizada uma revisão sobre a legislação referente aos Programas de Monitoria Acadêmica no Brasil e no âmbito na Universidade Federal de Goiás, buscando avaliar a adequação da Regional ao que a legislação determina. A metodologia adotada na realização dos trabalhos de Diagnóstico parcial constou de levantamento/coleta de dados na Coordenação de Graduação e nas Coordenações de Curso, além de avaliação dos Relatórios Finais de monitores. Foi possível identificar que o Programa de Monitoria Acadêmica da Regional Jataí vem passando por importantes mudanças desde 2015. O principal avanço foi a criação da Comissão Regional de Monitoria, que pôde discutir critérios locais para a divisão de bolsas, respaldado pela Resolução CEPEC Nº 1418 de 2016. O Programa tem ocupado papel importante na melhoria do processo ensino-aprendizagem, contudo é necessário que sejam discutidas estratégias de avaliação e acompanhamento das atividades a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos do programa. A adoção de estratégias de ensino-aprendizagem e a ampliação de possibilidade para que a participação dos discentes seja estimulada, são medidas fundamentais para o fortalecimento da monitoria acadêmica.
Downloads
Referências
CONEPE. Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Jataí, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, 2016. Disponível em <https://conepe.jatai.ufg.br/>. Acesso em 25 de abril 2018.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Define as modalidades de bolsa e suas finalidades, na Universidade Federal de Goiás. Resolução CONSUNI Nº 22, de 21 de agosto de 2009. Instituição emissora: Universidade Federal de Goiás. Disponível em <https://www.ufg.br/n/63397-resolucoes>. Acesso em 23 de abril 2018.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Cria o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Goiás, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na Universidade Federal de Goiás, e revoga a Resolução CEPEC Nº 242/85. Resolução CEPEC Nº 1190, de 3 de maio de 2013. Instituição emissora: Universidade Federal de Goiás. Disponível em < https://www.ufg.br/n/63397-resolucoes >. Acesso em 23 de abril 2018.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC Nº 1190. Resolução CEPEC Nº 1418, de 9 de setembro de 2016. Instituição emissora: Universidade Federal de Goiás. Disponível em <https://www.ufg.br/n/63397-resolucoes>. Acesso em 23 de abril 2018.
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 133–153, 2016.
MARQUES, O.R.B et al. Pesquisa de avaliação do programa de monitoria da UFF. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2013. Disponível em <http://www.noticias.uff.br/noticias/2014/10/pesquisa-de-avalicao-do-programa-de-monitoria-digital.pdf >. Acesso em 10 de abril, 2018.
SANTOS, G. F. et al. A influência da monitoria de anatomia humana como ensino- aprendizado para acadêmicos dos cursos da saúde. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 3., 2016, Jataí. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE (2016)... Jataí: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2016, p. 887-891.
STEINBACH, G. A monitoria no ensino superior um estudo de caso na UFSC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, SC, 2015.
VITOR, T. L. et al. Monitoria acadêmica na disciplina de clínica de pequenos Animais: relato de experiência. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 3., 2016, Jataí. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE (2016)... Jataí: UNIVERSIDADE
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.