O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA REGIONAL JATAÍ DA UFG

Authors

  • Alana Flávia Romani Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.
  • Wender José de Souza Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.
  • Ana Karolina Mendes Moreno Instituto Federal Goiano
  • Kamila Lauany Lucas Lima Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53862

Keywords:

Monitoria. Ensino-aprendizagem. Instrumentos legais

Abstract

Este estudo tem como objetivo apresentar um cenário da Monitoria Acadêmica na Regional Jataí e refletir sobre ações administrativas e pedagógicas que permitam fortalecer o Programa e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem na Instituição. Inicialmente foi realizada uma revisão sobre a legislação referente aos Programas de Monitoria Acadêmica no Brasil e no âmbito na Universidade Federal de Goiás, buscando avaliar a adequação da Regional ao que a legislação determina. A metodologia adotada na realização dos trabalhos de Diagnóstico parcial constou de levantamento/coleta de dados na Coordenação de Graduação e nas Coordenações de Curso, além de avaliação dos Relatórios Finais de monitores. Foi possível identificar que o Programa de Monitoria Acadêmica da Regional Jataí vem passando por importantes mudanças desde 2015. O principal avanço foi a criação da Comissão Regional de Monitoria, que pôde discutir critérios locais para a divisão de bolsas, respaldado pela Resolução CEPEC Nº 1418 de 2016. O Programa tem ocupado papel importante na melhoria do processo ensino-aprendizagem, contudo é necessário que sejam discutidas estratégias de avaliação e acompanhamento das atividades a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos do programa. A adoção de estratégias de ensino-aprendizagem e a ampliação de possibilidade para que a participação dos discentes seja estimulada, são medidas fundamentais para o fortalecimento da monitoria acadêmica.

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Author Biographies

Alana Flávia Romani, Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.

Profa. Adj. Medicina Veterinária. Subcoordenadora de Programas de Graduação da Regional Jataí da UFG.

Wender José de Souza, Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.

Prof. Adj. Matemática. Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Ana Karolina Mendes Moreno, Instituto Federal Goiano

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Kamila Lauany Lucas Lima, Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Published

2018-09-15

How to Cite

ROMANI, Alana Flávia; SOUZA, Wender José de; MORENO, Ana Karolina Mendes; LIMA, Kamila Lauany Lucas. O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA REGIONAL JATAÍ DA UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 3, p. 01–12, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53862. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53862. Acesso em: 5 feb. 2025.

Issue

Section

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG