Burnout syndrome among medical professors and their associated factors: a cross-sectional analysis

Síndrome de burnout entre professores de medicina e seus fatores associados: uma análise transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.76752

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os fatores associados à síndrome de Burnout em professores do curso de graduação em medicina. Métodos: Foi conduzido um estudo quantitativo entre fevereiro e junho de 2020, envolvendo 60 professores do curso de graduação em medicina de uma instituição federal de ensino. O estudo adotou um design observacional, analítico e transversal. Para coletar os dados, utilizou-se o instrumento Maslach Burnout Inventory. O teste do qui-quadrado foi empregado para verificar a existência de diferenças significativas entre os professores com Burnout moderado e alto. As variáveis sexo, idade, estado civil, ter filhos, carga horária e dedicação integral foram submetidas à análise de regressão logística. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Do total de participantes, 31 (51,7%) eram do sexo feminino. A média de idade foi de 50 anos (63,4%), sendo que 55 (91,7%) tinham um parceiro fixo e 32 (53,3%) tinham filhos. Em relação ao tempo de docência, 36 (60,0%) possuíam mais de 15 anos de experiência; 38 (63,3%) lecionavam tanto na graduação quanto na pós-graduação simultaneamente; 55 (91,7%) afirmaram que a docência não era sua atividade principal e 43 (71,6%) eram profissionais concursados. Na análise global do Burnout, 1 (1,7%) apresentou nível baixo, enquanto 24 (40,0%) apresentaram nível moderado e 35 (58,3%) apresentaram nível alto. Ao comparar todas as variáveis, observou-se uma maior frequência de nível alto na dimensão Realização Pessoal no Trabalho, com a participação de 26 professores (43,3%). Os profissionais com Burnout moderado eram predominantemente do sexo masculino, representando 14 (58,3%), enquanto aqueles com Burnout alto eram principalmente do sexo feminino, totalizando 21 (60,0%). Na análise univariada e multivariada, observou-se a presença de Burnout em participantes com níveis moderados ou altos de Exaustão Emocional, combinados com níveis moderados ou altos de Despersonalização. Conclusões: Os resultados evidenciaram a possibilidade de desenvolvimento da síndrome de Burnout na população estudada, bem como a relação entre essa atividade profissional e o processo de adoecimento.

 

DESCRITORES: Síndrome de burnout. Esgotamento profissional. Estresse ocupacional. Docentes de medicina. Instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLÁUDIA Ribeiro de Lima, UFG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2013), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2013), especialista em Educação Universidade Federal de Goiás(2016), mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade Medicina(UFG/2016) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina (UFG/2022). Atualmente é professor - Faculdade FAI- Iporá e professora da Rede Municipal de Iporá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento diabetes, diabetes mellitus, Burnout, idosos, esterilização e educação. É membro do conselho Científico, Editora e Revisora de texto da Revista Inovação & Sociedade da Faculdade de Iporá. Atua como avaliadora de Projetos FAPEG.

Nilce Maria da Silva Campos Costa , Universidade Federal de Goiás, Brasil

Faculdade de Nutrição, docente do Programa PGCS, Universidade Federal, Goiânia, Goiás, Brasil

Alessandra Vitorino Naghettini , Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde, Universidade Federal, Goiânia, Goiás, Brasil

Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde, Universidade Federal, Goiânia, Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

RIBEIRO DE LIMA, CLÁUDIA; DA SILVA CAMPOS COSTA , Nilce Maria; VITORINO NAGHETTINI , Alessandra. Burnout syndrome among medical professors and their associated factors: a cross-sectional analysis: Síndrome de burnout entre professores de medicina e seus fatores associados: uma análise transversal. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 1–11, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.76752. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76752. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres