Burnout syndrome among medical professors and their associated factors: a cross-sectional analysis
Síndrome de burnout entre professores de medicina e seus fatores associados: uma análise transversal
DOI :
https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.76752Résumé
Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os fatores associados à síndrome de Burnout em professores do curso de graduação em medicina. Métodos: Foi conduzido um estudo quantitativo entre fevereiro e junho de 2020, envolvendo 60 professores do curso de graduação em medicina de uma instituição federal de ensino. O estudo adotou um design observacional, analítico e transversal. Para coletar os dados, utilizou-se o instrumento Maslach Burnout Inventory. O teste do qui-quadrado foi empregado para verificar a existência de diferenças significativas entre os professores com Burnout moderado e alto. As variáveis sexo, idade, estado civil, ter filhos, carga horária e dedicação integral foram submetidas à análise de regressão logística. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Do total de participantes, 31 (51,7%) eram do sexo feminino. A média de idade foi de 50 anos (63,4%), sendo que 55 (91,7%) tinham um parceiro fixo e 32 (53,3%) tinham filhos. Em relação ao tempo de docência, 36 (60,0%) possuíam mais de 15 anos de experiência; 38 (63,3%) lecionavam tanto na graduação quanto na pós-graduação simultaneamente; 55 (91,7%) afirmaram que a docência não era sua atividade principal e 43 (71,6%) eram profissionais concursados. Na análise global do Burnout, 1 (1,7%) apresentou nível baixo, enquanto 24 (40,0%) apresentaram nível moderado e 35 (58,3%) apresentaram nível alto. Ao comparar todas as variáveis, observou-se uma maior frequência de nível alto na dimensão Realização Pessoal no Trabalho, com a participação de 26 professores (43,3%). Os profissionais com Burnout moderado eram predominantemente do sexo masculino, representando 14 (58,3%), enquanto aqueles com Burnout alto eram principalmente do sexo feminino, totalizando 21 (60,0%). Na análise univariada e multivariada, observou-se a presença de Burnout em participantes com níveis moderados ou altos de Exaustão Emocional, combinados com níveis moderados ou altos de Despersonalização. Conclusões: Os resultados evidenciaram a possibilidade de desenvolvimento da síndrome de Burnout na população estudada, bem como a relação entre essa atividade profissional e o processo de adoecimento.
DESCRITORES: Síndrome de burnout. Esgotamento profissional. Estresse ocupacional. Docentes de medicina. Instituições de ensino.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.