Perspectivas e desafios do diretor na inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76910

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Gestor escolar, Gestão democrática e participativa

Resumo

A educação escolar de uma criança com necessidades especiais demanda conhecimentos acerca das suas principais características, comportamentos, áreas mais comprometidas, dentre outros aspectos que envolvem toda a equipe da escola que deve ser bem orientada pelo diretor para promover a inclusão e adaptação social desse educando, pois de nada adianta matricular um aluno com necessidades educacionais especiais na escola se não houver pessoas comprometidas com sua aprendizagem. Caso contrário, o aluno será apenas mais uma das crianças “incluídas”, portanto, é preciso se empenhar para garantir o aprendizado a todos. Este estudo teve como objetivo refletir sobre as perspectivas e os desafios do diretor escolar enquanto articulador da educação inclusiva na rede regular de ensino. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada em autores como Mergen (2013), Veiga (2014), Mantoan (2015), Oliveira e Menezes (2018), Moraes (2018) e outros. Os resultados apontaram que a gestão na inclusão escolar passa por ações conjuntas que contribuem diretamente com resultados mais positivos na disposição da educação inclusiva. Concluiu-se que a função do gestor na inclusão escolar é de suma importância, principalmente como responsável por desenvolver ações democráticas e participativas, considerando a realidade da escola que gere.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília; MEC. SEMESP. 2020.

CARVALHO, S. P. T. Educação Inclusiva. Cuiabá: UAB/UFMT, 2011.

FREITAS, Patrícia Ramos. O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades especiais. Universidade de Brasília – UNB. Julho 2014.

LUCK, Heloísa; FREITAS, Kátia Siqueira; GIRLING, Robert; Keith, Sherry. Escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 10 ed. São Paulo; Editora Vozes, 2012.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MERGEN, E. V. D. A gestão escolar frente ao processo de inclusão. Sobradinho (RS), 2013.

MORAES, C. R. F. Desafios da inclusão no contexto educacional. Revista Educação em Foco, edição nº 10, p.123-128. 2018.

OLIVEIRA, I. C; MENEZES, I. V. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. São Gonçalo (RJ): 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.

SILVA, Ana Paula Mesquita da; ARRUDA, Aparecida Luvizotto Medina Martins. O papel do professor diante da inclusão escolar. 2014.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 1994.

VEIGA, Lígia Correa Lustosa da. O papel do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. [Monografia], Universidade de Brasília, Brasília (DF), Julho de 2014.

VIEIRA, Fernanda Jardim. Gestão democrática e participativa: horizontes e possibilidades de construir uma escola de todos para todos. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, v. 21, n. 2, p. 83-94, 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

CHEILA CECÍLIA LEÃO RIBEIRO PERES; SOUZA, Calixto Júnior de. Perspectivas e desafios do diretor na inclusão escolar. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76910. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76910. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres