Repercussões da abordagem psicomotora relacional no cuidado socioemocional de docentes da educação infantil

Autores

  • Maria Isabel Bellaguarda Batista Integra- Centro de Desenvolvimento Humano Relacional https://orcid.org/0009-0003-2972-8302
  • Nadja Karan Miranda Almeida Integra- Centro de Desenvolvimento Humano Relacional
  • Jessica Melo Coelho Integra - Centro de Desenvolvimento Humano Relacional
  • Patricia Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.76965

Palavras-chave:

psicomotricidade relacional, cuidado socioemocional, desenvolvimento infantil

Resumo

O artigo discute as repercussões de uma intervenção baseada na abordagem Psicomotora Relacional voltada para o cuidado socioemocional de docentes da educação infantil, com base em uma pesquisa realizada por XXXX (omitido para blind review) em parceria com XXXXX (omitido para blind review). A pesquisa avaliou a viabilidade de um programa de Formação em Desenvolvimento Socioemocional de Educadores, que integra a Psicomotricidade Relacional na prática pedagógica. A abordagem Psicomotora Relacional enfatiza o corpo como elemento central na compreensão do comportamento humano. Ela propõe uma pedagogia da descoberta, onde educadores e educandos exploram questões socioemocionais em um ambiente investigativo. O foco é que os educadores vivenciem na prática o que esperam transmitir às crianças. O estudo, realizado entre setembro de 2021 e agosto de 2022, envolveu 298 educadores selecionados aleatoriamente de uma população de 1.168, proveniente de Centros de Educação Infantil (CEI) e creches parceiras. O objetivo foi monitorar a aplicabilidade eficácia e limites do programa em questão considerando a correlação existente entre estresse percebido, autoavaliação da saúde mental, competências relacionais, competências relacionais para o trabalho e sua relação com a qualificação da prática pedagógica. Foram utilizados cinco questionários aplicados via Google Forms, antes e após a intervenção, além de dados sociodemográficos. Para a avaliação qualitativa, foram coletados registros através de questionários de feedback, perguntas abertas e fichas de autoanálise. A análise qualitativa foi realizada com o software IRAMUTEQ, que possibilitou identificar padrões e classes de texto. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os fatores avaliados, indicando que o programa de formação conecta aprendizado teórico ao desenvolvimento pessoal dos educadores. Conclui-se que a formação guiada pela Psicomotricidade Relacional é um recurso eficaz para qualificar a prática docente na educação infantil, impactando positivamente as competências socioemocionais dos educadores.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Bellaguarda Batista, Integra- Centro de Desenvolvimento Humano Relacional

Doutora honoris causa em Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação pela ABPM – DF, e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicomotricista relacional e analista corporal da Relação Didata (CIAR). Diretora geral e psicoterapeuta do ÍNTEGRA – Centro de Desenvolvimento Humano Relacional. Membro de honra e fundadora da Associação Brasileira de Psicomotricidade Relacional (ABPR) e da Sociedade Internacional de Análise Corporal da Relação (SIAC América do Sul).
Sócia titular da ABP, n. 172. Supervisora científico pedagógica do
curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade Relacional
do (ÍNTEGRA/ Faculdade IPPEO). Autora de artigos científicos e
livros publicados na área da Psicomotricidade Relacional.

Nadja Karan Miranda Almeida, Integra- Centro de Desenvolvimento Humano Relacional

Psicomotricista relacional clínica, atendimento a crianças e orientação a pais no ÍNTEGRA. Sócia titular da ABP, no 440, e da ABPR, no 259/2021. Membro do Conselho Consultivo do ÍNTEGRA. Facilitadora em grupos de Psicomotricidade Relacional para adultos no ÍNTEGRA. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo CIAR/IPPEO (2019), graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (2002) e graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito.

Jessica Melo Coelho, Integra - Centro de Desenvolvimento Humano Relacional

Psicomotricista relacional clínica, atendimento a crianças e orientação a pais no ÍNTEGRA. Sócia titular da ABP, no 491, e da ABPR, no 261/2021. Membro do Conselho Consultivo do ÍNTEGRA. Facilitadora em grupos de Psicomotricidade Relacional para adultos no ÍNTEGRA. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo CIAR/IPPEO (2020), graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2014) e graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Participação no livro Vivendo no Caminho como revisora.

Patricia Oliveira Lima

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição (PPGP-UNIFOR).
Atua como psicóloga clínica de adolescentes, adultos e idosos, com a abordagem Gestalt Terapia, consultora de análise de dados e mentoria acadêmica. Integra o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, famílias e comunidades (LESPLEXOS). Principais áreas de interesse: crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade social, violências, resiliência e famílias.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

BATISTA, Maria Isabel Bellaguarda; ALMEIDA, Nadja Karan Miranda; COELHO, Jessica Melo; LIMA, Patricia Oliveira. Repercussões da abordagem psicomotora relacional no cuidado socioemocional de docentes da educação infantil. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.76965. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76965. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres