Repercussões da abordagem psicomotora relacional no cuidado socioemocional de docentes da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.76965Palavras-chave:
psicomotricidade relacional, cuidado socioemocional, desenvolvimento infantilResumo
O artigo discute as repercussões de uma intervenção baseada na abordagem Psicomotora Relacional voltada para o cuidado socioemocional de docentes da educação infantil, com base em uma pesquisa realizada por XXXX (omitido para blind review) em parceria com XXXXX (omitido para blind review). A pesquisa avaliou a viabilidade de um programa de Formação em Desenvolvimento Socioemocional de Educadores, que integra a Psicomotricidade Relacional na prática pedagógica. A abordagem Psicomotora Relacional enfatiza o corpo como elemento central na compreensão do comportamento humano. Ela propõe uma pedagogia da descoberta, onde educadores e educandos exploram questões socioemocionais em um ambiente investigativo. O foco é que os educadores vivenciem na prática o que esperam transmitir às crianças. O estudo, realizado entre setembro de 2021 e agosto de 2022, envolveu 298 educadores selecionados aleatoriamente de uma população de 1.168, proveniente de Centros de Educação Infantil (CEI) e creches parceiras. O objetivo foi monitorar a aplicabilidade eficácia e limites do programa em questão considerando a correlação existente entre estresse percebido, autoavaliação da saúde mental, competências relacionais, competências relacionais para o trabalho e sua relação com a qualificação da prática pedagógica. Foram utilizados cinco questionários aplicados via Google Forms, antes e após a intervenção, além de dados sociodemográficos. Para a avaliação qualitativa, foram coletados registros através de questionários de feedback, perguntas abertas e fichas de autoanálise. A análise qualitativa foi realizada com o software IRAMUTEQ, que possibilitou identificar padrões e classes de texto. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os fatores avaliados, indicando que o programa de formação conecta aprendizado teórico ao desenvolvimento pessoal dos educadores. Conclui-se que a formação guiada pela Psicomotricidade Relacional é um recurso eficaz para qualificar a prática docente na educação infantil, impactando positivamente as competências socioemocionais dos educadores.
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