Gestão escolar democrática no Distrito Federal: uma análise regional da meta 19 do Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77026Palavras-chave:
Ensino Público, Gestão Democrática, PDE, PNEResumo
Este artigo tem por tema a Gestão Democrática no âmbito de duas escolas públicas do Distrito Federal. Tem por objetivo apresentar um estudo acerca da implementação da gestão democrática nas referidas escolas públicas de Ensino Médio que pertencem à Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante-DF. As análises se deram à luz da Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa promover a gestão democrática do ensino público e como esta se apresenta no Plano Distrital de Educação (PDE). Por meio de uma leitura qualitativa dos documentos, o estudo identifica desafios e oportunidades para uma gestão mais participativa e inclusiva. Os resultados sugerem que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas significativas que precisam ser abordadas para cumprir plenamente os objetivos do PNE, além de apontar as diferenças entre práticas de gestão democrática, que guardam estreita relação com as particularidades de contexto sociocultural onde as escolas estão inseridas.
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