Construindo evidências: a metodologia de análise de microdados de escolas no campo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77036

Palavras-chave:

Educação no Campo. Fechamento de Escolas no Campo. Microdados do INEP

Resumo

O fechamento de escolas em áreas rurais constitui um fenômeno que reflete dinâmicas socioeconômicas e políticas, gerando impactos profundos sobre as comunidades camponesas e o território rural. Diante dessa realidade, este artigo apresenta uma metodologia para o tratamento e a análise de microdados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), abrangendo o período de 1999 a 2019. O foco recai sobre as escolas no campo do Brasil, com o objetivo de compreender as dinâmicas que moldam o funcionamento dessas instituições, frequentemente sujeitas a processos de fechamento temporário ou definitivo, além de outras ocorrências que extrapolam o encerramento de suas atividades. A sistematização metodológica e a quantificação dos dados emergem como elementos cruciais para identificar fatores que influenciam, direta e indiretamente, o território rural e o funcionamento das escolas no campo. Ademais, este artigo discute a importância de compreender essas dinâmicas para subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais mais eficazes e adaptadas às especificidades dos povos do campo. Por fim, enfatiza-se a necessidade de promover os direitos educacionais dessas populações e de valorizar sua identidade, com vistas à garantia de formação, permanência e fortalecimento no campo.

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Biografia do Autor

Cassia Betania Lopes dos Santos, UFGD

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Pós-doutoranda na modalidade PDJ - Pós-Doutorado Júnior (Chamada CNPq nº 32/2023, processo nº 153096/2024-1).

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

SANTOS, Cassia Betania Lopes dos. Construindo evidências: a metodologia de análise de microdados de escolas no campo no Brasil. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–21, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.77036. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77036. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres