Comparativo de gênero: estágio e mercado de trabalho entre egressos do Campus Marabá Industrial-IFPA
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77059Palavras-chave:
Gênero, Mercado de Trabalho, Educação Profissional IntegradaResumo
O estudo aqui apresentado dedicou-se a investigar a relação entre as desigualdades de gênero em mercados de trabalho historicamente segregados em favor do sexo masculino (informática, eletrotécnica e mecânica) e a prática curricular supervisionada do estágio obrigatório em cursos da educação profissional integrada ao ensino médio. Nessa pesquisa escolhemos como amostra os egressos matriculados entre 2017-2018 nos cursos técnicos integrados ao médio em informática (CTIMIN) e eletromecânica (CTIMEL) do Campus Marabá Industrial (CMI) do Instituto Federal do Pará (IFPA), turmas bem avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) e na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os dados da pesquisa foram coletados de buscas públicas no Sistema Integrado de Patrimonio, Administração e Contratos (SIPAC) e questionários elaborados no Google Forms e respondidos por quase 70% do total de egressos que pertencem ao recorte. Buscou-se distinguir a vivência e trajetória dos que fizeram o estágio supervisionado em empresas ou projetos de pesquisa/extensão (modalidade possível no IFPA), para rastrear as desigualdades de gênero tanto na fase de formação quanto na fase profissional. Os resultados mostraram, em ambos os cursos, a preeminência dos homens tanto na ocupação de vagas de estágio em empresas quanto no mercado de trabalho. Também revelaram que, onde o mercado de trabalho é mais aquecido (informática) as desigualdades de gênero aparecem com mais intensidade. Assim, a maior participação das técnicas em informática não se apresenta como resultado da aceitação feminina na área de trabalho, mas sim, da maior quantidade de vagas disponíveis.
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