Da Academia ao Museu: projeto museográfico sobre o ensino secundário em Jataí (1940-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77062

Palavras-chave:

Exposição museográfica., Divulgação científica., História da educação.

Resumo

Esta pesquisa apresenta o planejamento de uma exposição museográfica baseada na dissertação “O ensino secundário em Jataí nas décadas de 40 e 50”, de autoria de Pires (1997), visando sua implementação no Museu Histórico de Jataí. O objetivo foi transpor o conhecimento científico da dissertação fonte para linguagem expositiva acessível ao público geral. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e documental, analisando a obra de referência mencionada e literatura adicional sobre planejamento museográfico, com destaque para as contribuições do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM, 2017) e de Werneck, Costa e Pereira (2010). Como resultado, desenvolveu-se um projeto expográfico em três módulos que abordam a história do ensino secundário em Jataí através das instituições pioneiras: Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (1941), Instituto Samuel Graham (1942) e Ginásio Nestório Ribeiro (1950). O planejamento contempla diretrizes técnicas para montagem, conservação, acessibilidade e ação educativa, além de orientações para avaliação do impacto junto ao público. Os resultados incluem um roteiro expográfico detalhado, seleção preliminar de acervo e estratégias de mediação cultural. O projeto constitui uma referência metodológica para iniciativas similares de divulgação científica baseadas em pesquisas acadêmicas.

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Biografia do Autor

Cleuzo Bandeira de Sousa, Universidade Federal de Jataí

Mestrando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Jataí - UFJ. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Instituição Unopar, Polo Jataí. Graduado em Pedagogia Licenciatura Presencial pela Universidade Federal de Jataí - UFJ. Com habilitação em Magistério na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Com formação acadêmica, Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Codó/MA.

 

Elisângela da Silva Santos, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (FFC/Marília).

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). É Mestre (2008) e Doutora pela mesma universidade (2013) . Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq (Processo 102147/2022-1), entre 2022 e 2024.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e Pensamento Social no Brasil e na América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Monteiro Lobato, Literatura, Sociologia, Sociedade, Uruguai, José Enrique Rodó. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (FFC/Marília).

Vivianne Oliveira Gomes, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Castilla-La Mancha (UCLM), Mestrado em Educação Física (Unicamp). Docente dos cursos de Educação Física, da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

SOUSA, Cleuzo Bandeira de; SANTOS, Elisângela da Silva; GOMES, Vivianne Oliveira. Da Academia ao Museu: projeto museográfico sobre o ensino secundário em Jataí (1940-1950). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.77062. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77062. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres