Da Academia ao Museu: projeto museográfico sobre o ensino secundário em Jataí (1940-1950)
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77062Palavras-chave:
Exposição museográfica., Divulgação científica., História da educação.Resumo
Esta pesquisa apresenta o planejamento de uma exposição museográfica baseada na dissertação “O ensino secundário em Jataí nas décadas de 40 e 50”, de autoria de Pires (1997), visando sua implementação no Museu Histórico de Jataí. O objetivo foi transpor o conhecimento científico da dissertação fonte para linguagem expositiva acessível ao público geral. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e documental, analisando a obra de referência mencionada e literatura adicional sobre planejamento museográfico, com destaque para as contribuições do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM, 2017) e de Werneck, Costa e Pereira (2010). Como resultado, desenvolveu-se um projeto expográfico em três módulos que abordam a história do ensino secundário em Jataí através das instituições pioneiras: Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (1941), Instituto Samuel Graham (1942) e Ginásio Nestório Ribeiro (1950). O planejamento contempla diretrizes técnicas para montagem, conservação, acessibilidade e ação educativa, além de orientações para avaliação do impacto junto ao público. Os resultados incluem um roteiro expográfico detalhado, seleção preliminar de acervo e estratégias de mediação cultural. O projeto constitui uma referência metodológica para iniciativas similares de divulgação científica baseadas em pesquisas acadêmicas.
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