Da Academia ao Museu: projeto museográfico sobre o ensino secundário em Jataí (1940-1950)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77062

Keywords:

Museographic exhibition., Scientific dissemination., History of education.

Abstract

Esta pesquisa apresenta o planejamento de uma exposição museográfica baseada na dissertação “O ensino secundário em Jataí nas décadas de 40 e 50”, de autoria de Pires (1997), visando sua implementação no Museu Histórico de Jataí. O objetivo foi transpor o conhecimento científico da dissertação fonte para linguagem expositiva acessível ao público geral. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e documental, analisando a obra de referência mencionada e literatura adicional sobre planejamento museográfico, com destaque para as contribuições do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM, 2017) e de Werneck, Costa e Pereira (2010). Como resultado, desenvolveu-se um projeto expográfico em três módulos que abordam a história do ensino secundário em Jataí através das instituições pioneiras: Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (1941), Instituto Samuel Graham (1942) e Ginásio Nestório Ribeiro (1950). O planejamento contempla diretrizes técnicas para montagem, conservação, acessibilidade e ação educativa, além de orientações para avaliação do impacto junto ao público. Os resultados incluem um roteiro expográfico detalhado, seleção preliminar de acervo e estratégias de mediação cultural. O projeto constitui uma referência metodológica para iniciativas similares de divulgação científica baseadas em pesquisas acadêmicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleuzo Bandeira de Sousa, Universidade Federal de Jataí

Master's student in Education at PPGE, Federal University of Jataí - UFJ. Currently pursuing a Lato Sensu Post-Graduate degree in Clinical and Institutional Psychopedagogy at Unopar Institution, Jataí Campus. Bachelor's degree in Pedagogy from the Federal University of Jataí - UFJ, with qualification in Teaching for Early Childhood Education and Elementary School initial years. Academic background includes Technical degree in Agriculture from the Federal Agrotechnical School of Codó/MA.

Elisângela da Silva Santos, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (FFC/Marília).

Holds a Bachelor's degree in Social Sciences from São Paulo State University - Júlio de Mesquita Filho (2005), Master's (2008) and Doctorate degrees from the same university (2013). Completed Post-Doctoral research at the Institute of Brazilian Studies at the University of São Paulo (IEB/USP) with a Senior Post-Doctoral Fellowship from CNPq (Process 102147/2022-1), between 2022 and 2024. Has experience in Sociology, focusing on Sociology of Culture and Social Thought in Brazil and Latin America, working primarily with the following themes: Brazil, Monteiro Lobato, Literature, Sociology, Society, Uruguay, José Enrique Rodó. Currently serves as Assistant Professor at São Paulo State University - Júlio de Mesquita Filho (FFC/Marília).

Vivianne Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Bachelor's degree in Physical Education from the Federal University of Goiás (1998), Master's in Physical Education from the State University of Campinas (2002), PhD in Physical Activity and Sports Sciences (2012) from the University of Castilla La Mancha (UCLM-Spain) and Post-Doctorate in Psychology from the University of Beira Interior (UBI - Portugal). Associate Professor of Physical Education at the Federal University of Jataí (UFJ) and the Graduate Program in Education at UFJ (PPGE-UFJ). Research topics: Body Image, Human Development from Socio-Historical Psychology perspective; Gender Relations; Body, Sexualities and Education; Production of Subjectivities, Gender and Educational Spaces (school pedagogy and cultural pedagogy); Social Policies, Education and Gender.

References

AMURRIO, Hugo Ayaviri de. Assim é Jataí. Goiás: Sudográfica, 1994.

ASSIS, Jesus Manoel de. Documentário histórico de Jataí: a obra do século. Goiás: Marketing Ltda, 1991.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DIAS, Kamila Gusatti. Educação Presbiteriana em Jataí (GO): o Instituto Samuel Graham (1942 – 1971). UEMS: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, Paranaíba, 2016.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caminhos da memória para fazer uma exposição. Brasília: Phábrica, 2017.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história do museu. Caderno de Diretrizes Museológicas. Brasília: MinC/Iphan/Departamento de Museus e Centros Culturais; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, 2006.

MARTINS, Dávila Marçal; REIS, Márcia Santos Anjo. Produção científica em forma de exposição museográfica: características e procedimentos para o planejamento de uma exposição. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 148–160, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/681. Acesso em: 21 de ago. 2020

PIRES, Luciene Lima de Assis. O Ensino secundário em Jataí nas décadas de 40 e 50. UFG: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1997.

REIS, Márcia Santos Anjo. Expansão e interiorização da educação superior: o caso singular do município de Jataí-GO. UFG: 2014. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

SETTON, Maria da Graça Jacintho; OLIVEIRA, Mirtes Martins de. Os museus como espaços educativos. Educação em Revista, n. 33, 2017. Acesso em: 25 de julho de 2021.

WERNECK, Ana Maria Azevedo Furquim; COSTA, Thiago Carlos; PEREIRA, Angelina Gonçalves de Faria. Planejamento e gestão de exposições em Museus: Caderno 03. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura/Superintendência de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais, 2010.

Published

2025-04-29

How to Cite

SOUSA, Cleuzo Bandeira de; SANTOS, Elisângela da Silva; VIVIANNE OLIVEIRA. Da Academia ao Museu: projeto museográfico sobre o ensino secundário em Jataí (1940-1950). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.77062. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77062. Acesso em: 15 oct. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres