Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • Atentar à todas as orientações descritas anteriormente no ítem Diretrizes para autores - Orientações para apresentação dos artigos e Estrutura.

    2. Os arquivos a serem enviados para submissão deverão ser no formato Microsoft Word.

    3. Todo o texto deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

    4. O arquivo deve constar na seguinte ordem: título, resumo e palavras-chave em português; título, abstract e keywords em inglês; introdução; desenvolvimento; considerações finais e referências.

    5. Para o processo de avaliação, solicitamos que o nomeidentificação dos autores NÃO constem no arquivo a ser submetido na Revista. Maiores informações, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

    6. As identificações de: nome dos autores, titulação, instituição filiada, local e e-mail deverão ser informadas - corretamente - nos METADADOS quando no processo de submissão do artigo. Pois esses dados é que, posteriormente o processo de avaliação e possível aceitação, serão adicionados no corpo do arquivo (artigo) para publicação.

    7. Todo o trabalho, antes de ser submetido à Revista, deve passar por uma revisão minuciosa do português.

    8. Sobre a língua estrangeira

    A língua estrangeira faz parte das recomendações da CAPES ao que se refere aos periódicos indexados, por isso é preciso por parte dos autores (as) um cuidado especial na redação dos abstracts. Tal o qual o resumo, o Abstract deve manter as regras previstas indicadas no site. A Coordenação da revista conta uma revisora especializada na língua inglesa para fazer a revisão dos textos. Porém, os últimos artigos têm chegado com uma redação inadequada, absolutamente incompreensível, como aquele inglês de programas automáticos de tradução. Pois bem, é claro que a nossa intenção não é vetar o artigo, mas devolveremos ao autor para que faça adequadamente a tradução do resumo. O trabalho da revisora é exclusivamente revisar e não fazer outro abstract. Se o professor não tiver domínio da língua inglesa, ressaltamos domínio mesmo de inglês avançado padrão, então a recomendação é que não se faça arremedos de tradução. Portanto, solicitamos dos autores e autoras que busquem previamente a assistência especializada. Traduzir é muito mais do que simplesmente pegar um dicionário e ir trocando as palavras de um idioma para outro. Os programas de tradução em grande parte não facilitam o trabalho de tradução e sim, reduz muitas vezes o sentido das palavras e o próprio sentido do texto.

    9. A contribuição deverá ser original e inédita.

Author Guidelines

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

 A ITINERARIUS PÚBLICARÁ, NO MÍNIMO, OITO ARTIGOS POR NÚMERO.  A CLASSIFICAÇÃO SERÁ ATRIBUÍDA POR NOTAS DE 0 A DEZ.

EM PRIMEIRO LUGAR ENFATIZAMOS QUE ESTE PERIÓDICO NÃO IMPUTA QUALQUER CUSTO PARA PUBLICAR OS ARTIGOS CIENTÍFICOS, NENHUM EMBARGO FINANCEIRO É COBRADO.

TODOS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DEVERÃO SE CADASTRAR NO SITE DA REVISTA. É OBRIGATÓRIO INDICAR O NÚMERO DO ORCID DO(A) AUTOR(A).

OS(AS) AUTORES(AS) DEVERÃO REMOVER TODOS OS CRITÉRIOS DE IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA. OS ELEMENTOS DO TEXTO QUE PERMITIREM A A IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA DEVERÃO SER SUBSTITUÍDOS POR XXXXXXX.

Obs: Para o processo de avaliação, solicitamos que o nome e identificação dos autores NÃO constem no arquivo a ser submetido na Revista. O artigo será excluído sem tal condição.

A Itinerarius Reflectionis recebe artigos científicos relacionados à Educação, os quais devem ser inéditos, resultantes de estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência, reflexões teóricas com resultados em andamento e/ou finais de pesquisa, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

Os textos dos artigos deverão apresentar no mínimo de dez (10) e no máximo de vinte (20) páginas, contando as referências bibliográficas. No que se refere ao número de autores, o número máximo é de cinco.

ATENÇÃO: O título do artigo deverá ser expresso em letra maiúscula; Ex: A EXPERIÊNCIA DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, SP.

ESTRUTURA (Antecipadamente informamos): texto sem esta estrutura não será aceito!

 - o autor não poderá submeter (dois ) artigos na mesmo número.

1. O arquivo a ser submetido deverá ser digitado no Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm e numeração das páginas no canto inferior à direita (com exceção da primeira página).

2. A Configuração da página deve ser em tamanho A4 com as seguintes margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm; parágrafo 1,25 cm.

3. O título deve ser centralizado, digitado em negrito, em maiúsculas, espaço simples, tamanho 14. Se houver subtítulo os caracteres devem ser maiúsculo.

4. O resumo deve conter até 350 palavras, ser digitado em negrito com letras minúsculas, tamanho 11. O texto do resumo deve ter espaçamento simples.

5. Palavras-chave - em negrito - deve ser após o resumo, com apenas a primeira letra (P) em maiúsculo. Deve conter até 3 palavras separadas por ponto final.

6. O título em inglês ou espanhol, o abstract e key-words seguem a mesma orientação anterior (números 3,4 e 5).

7. Para a elaboração do texto, no caso de pesquisa, o mesmo poderá conter: introdução, objetivos, materiais e as metodologias utilizadas na pesquisa, assim como revisão bibliográfica (fundamentação teórica), os resultados e discussão dos dados e conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.

8. Para o caso de pesquisa, a introdução, ou outro título, não deve ser enumerada como número  ex: (Introdução/Considerações iniciais e Conclusões/Considerações finais), deverá vir na margem à esquerda, em maiúsculo, sucedida de espaço 1,5 cm para começar o texto.

9. As demais seções primárias (1 2 3 4 ...) deverão seguir a mesma regra da introdução. As seções secundárias (2.1, 2.2 ...) deverão ser digitadas também em negrito, mas somente a primeira letra em maiúsculo. (Ex: 2.1 Organização dos dados da pesquisa )

10. Utilizar espaço 1,5 cm entre títulos e subtítulos.

11. Para o uso de citações:

a) citação direta curta de até 3 linhas, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor, ano e página;

b) citação indireta, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor e ano;

c) citação direta com mais de três linhas, deve ser recuada a 4 cm da margem, tamanho 10, espaçamento simples, no final e entre parênteses com indicação do sobrenome do autor, ano e página. Lembrando que antes e depois da citação deve ter espaço de 1,5 cm, em relação ao texto, ex (Mészáros, 2014, p. 15).

12. Para o uso de tabelas e figuras:

a) Antes da tabela, colocar o título da mesma em tamanho 10 e centralizado;

b) Após a tabela, colocar a origem da fonte dos dados (autor e ano), em tamanho 10 e centralizado. Mesmo que a fonte seja do próprio autor, é preciso informar.

c) As figuras colocadas no corpo do trabalho, devem ser gravadas em JPG e seguir a mesma orientação quanto ao título e fonte anteriormente citadas nas letras a e b.

* A fonte deverá constar nas referências no final do trabalho.

13. As letras em itálico serão utilizadas somente para termos estrangeiros.

14. Para a referência bibliográfica:

a) deve aparecer ao final do artigo, posicionada na margem a esquerda, em letra maiúscula (caixa alta) e negrito, sem numeração. Obedecer a ordem alfabética do sobrenome dos autores, seguindo as normas da ABNT.

Maiores informações consultar ABNT.

** Salientamos que adotamos o recurso negrito para destacar o título da obra da referência bibliográfica. (Ex: SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.)

 

 

 

 

Ensino e formação profissional em Psicologia

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Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente

A Educação Básica, etapa importante da educação brasileira, a partir da segunda década do século XXI, vem sofrendo inúmeras modificações. Convivemos com uma pandemia, que afastou as crianças e os jovens do ambiente escolar; assistimos a um avanço tecnológico que tem afetado nossas vidas em todos os sentidos; no campo político, tivemos um impeachment, um governo de direita, a presença de políticas públicas neoliberais; inúmeras mudanças na organização do ensino com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, da “Reforma” do Ensino Médio, da homologação de três Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica. Todos esses eventos afetam o trabalho docente, quer em seus aspectos didático-pedagógicos, quer no exercício profissional da docência e ensejam reflexões, pesquisas e discussões. Neste contexto, propõe-se esse Dossiê, focando temas ligados à Educação Básica: trabalho docente, políticas públicas educacionais, tecnologias educacionais e os seus impactos.

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