Quando retomar aulas práticas em tempos de pandemia? Indicadores e a viabilização de aulas práticas presenciais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70328

Abstract

With the spread and the high rates of infection and mortality due to the new coronavirus, countries all over the world have had to adapt to the new pandemic scenario. In higher education, universities closed their doors and classes started to be remote, and in Brazil, there is no forecast of return in some educational institutions. The consequences for education are diverse, but courses like medicine, in which learning in practice in direct contact with the health user, the damage is immeasurable. It is extremely important to seek a safe return to practical classes, trying to understand the difficulties and the situation of the city, trying to face them together and providing service to the community. In this scenario, this study aims to carry out a review of evidence and local, national, and international experiences about medical education in practical settings in times of pandemic, seeking to present a proposal with a set of indicators to support the decision-making process for the return of practical classes in undergraduate medicine. To this end, an umbrella-type review of different data sources was carried out from April to May 2021. As results, five key indicators were listed as important for the decision-making process about the resumption of practical classes in health services. These indicators are presented in the following topics. From this, their application in a reality is presented, and then, it was possible to conclude that Jataí, headquarters of the Federal University of Jataí, has an epidemiological profile similar to some of the Brazilian regions that have already implemented face-to-face classes, such as Goiânia and Mato Grosso do Sul, allowing the reflection on the possibility of a possible return of face-to-face activities at this university.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelascosta24@gmail.com

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal Jataí, ingresso em 2018/2. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com os planos de trabalho:  'Atenção à saúde da criança na atenção básica a partir da percepção das mães" e "Indicadores de saúde materna e infantil do período dos 1000 dias de vida em Jataí, Goiás" (2019/2021). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ), 2021,  e vice-presidente da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (MEDTECH), ciclo 2020/2021. Atuação no projeto de extensão Canal Medicina UFJ e projeto Anatech, na categoria PROVEC. 2° lugar no I Desafio de Inovação da UFJ - com o projeto "Atlas de Histologia". 

Email: marcelacosta@discente.ufj.edu.br - Currículo Lattes 

Maria Eduarda Melo e Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, maria.melo@discente.ufj.edu.br

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Atua na Gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) e como vice coordenadora do IV ciclo da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UFJ. Atuou no Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da UFJ, na modalidade PIVIC.

Ana Elisa Pereira Braga, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, anaelisa_0@discente.ufj.edu.b

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, atualmente no 6° período do curso. É membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) pelo departamento de "Conselho das Ligas do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí". Ademais, é bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico 2020/2021-2021/2022 da Universidade Federal de Jataí (UFJ) com o plano de trabalho intitulado: "Efeitos in vitro e in vivo do óleo essencial de Eremanthus erythropappus rico em alfa-bisabolol e do alfa-bisabolol isolado sobre a resposta imune de camundongos portadores de encefalomielite experimental autoimune". Atuou na Diretoria, na condição de vice-coordenadora, da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (2019 a 2020), como secretária da Liga Acadêmica de Cardiologia (2020 a 2021) e atualmente, atua como parte da Diretoria, na condição de secretária, da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma. Além disso, foi membro da Liga Acadêmica de Cardiologia (2019 a 2021), da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (2018 a 2020) e da Liga de Emergência e Trauma.

Irena Kuzmiecz Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ikuzmiecz@discente.ufj.edu.br

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Monitora de Anatomia II no primeiro semestre de 2019, atualmente monitora de Microbiologia I. Membro da diretoria da ONCOLIGA (Liga de Oncologia), sendo coordenadora de pesquisa, e membro da LESC (Liga de Epidemiologia e Saúde Coletiva). Concluiu um ciclo de um ano na LAMFAC (Liga Acadêmica de Medicina da Família e comunidade), além de um ano como membro da ONCOLIGA. Faz parte dos seguintes projetos de extensão: O Toque Pela Vida (Outubro Rosa e Novembro Azul), Grupos de estudo em Anatomia Humana e elaboração de material didático como forma de incentivo a prática docente, Medicina & Arte: um encontro com a vida (versão 2019) e SABER SUS, tendo participado do Dia D do câncer de boca em 2018. Faz Iniciação Científica relacionada à pesquisa EU QUERO Envolvendo Usuários para Melhorias e Direitos de Qualidade (EU QUERO): Fortalecer o sistema de cuidados de saúde materno-infantil nos primeiros 1000 dias de vida no Brasil, com foco na qualidade do serviço de saúde pré-natal a partir das perspectivas das gestantes.

Gabriel Silva Soares, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gabrielgna@discente.ufj.edu.br

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Jataí. Atualmente diretor de pesquisa da Liga Acadêmica de Anestesiologia (LAAD), integrante do Departamento de Administração e Finanças do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica 2021/2022 na área de Patologia Médica.

Aridiane Alves Ribeiro, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, aridiane@ufj.edu.br

Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Southampton, Reino Unido. Realizou Doutorado Sanduíche pela Escola de Saúde Pública e Política Social da Faculdade de Desenvolvimento Social da Universidade de Victoria, British Columbia, Canadá e pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Realizou Mestrado pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente, é Docente Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, onde ministra aulas na área de Saúde Coletiva no Curso de Medicina. Atualmente é coordenadora de grupo do PET - Saúde/Interprofissionalidade.

Published

2021-10-23

How to Cite

COSTA DE ALMEIDA SILVA, Marcela; MELO E SILVA, Maria Eduarda; PEREIRA BRAGA, Ana Elisa; KUZMIECZ COSTA, Irena; SILVA SOARES, Gabriel; ALVES RIBEIRO, Aridiane. Quando retomar aulas práticas em tempos de pandemia? Indicadores e a viabilização de aulas práticas presenciais. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 3, p. 91–121, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70328. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/70328. Acesso em: 16 oct. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais