ANÁLISE DOS MÉTODOS EDUCACIONAIS NO BRASIL: DESCOBRIMENTO AO FINAL DO IMPÉRIO

Autores/as

  • Elenilson Vargas Fortes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22332

Palabras clave:

Educação Brasileira. Ensino. Políticas Educacionais. Métodos educacionais.

Resumen

RESUMO: Atualmente, o Brasil possui diversos problemas na educação. Esses problemas se estendem por toda estrutura educacional Brasileira, pois há necessidade de mais investimentos neste setor. Por outro lado, a trajetória de países desenvolvidos sempre está conectada a uma educação de qualidade. Portanto, por que não fazer o mesmo no Brasil? Por que no Brasil não há políticas educacionais concretas que realmente funcionem? Este trabalho busca responder estes questionamentos através de uma revisão bibliográfica de autores que descrevem toda trajetória educacional no Brasil, desde seu descobrimento, no período jesuítico, até o final do Império. Mostrou-se que o tratamento dado à educação no Brasil durante este período foi determinante, influenciando os rumos da educação brasileira na atualidade.

 

Palavras-chave: Educação Brasileira. Ensino. Políticas Educacionais. Métodos educacionais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenilson Vargas Fortes



Citas

AZEVEDO, F. A cultura Brasileira, v. 13, 1971. Edições Melhoramentos.

BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil (25 de Março de 1824). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm>. Acesso em: 05 set. 2012.

_______. Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854. Aprova o regulamento para a Reforma do Ensino Primário e Secundário no Município e na Corte. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html>. Acesso em: 07 set. 2012.

_______. Decreto nº 7.247, de 19 de Abril de 1879. Reforma o Ensino Primário e Secundário no Município da Corte e o Superior em Todo o Império. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html>. Acesso em: 07 set. 2012.

CUNHA, L. A. C. R. A Universidade Temporã: O Ensino Superior, da Colônia à Era Vargas. 3. ed. [revista]. São Paulo: UNESP, 2007.

_______. O Ensino de Ofícios Artesanais e Manufatureiros no Brasil Escravocrata, UNESP, 2005.

D’AMBROSIO, U. História da matemática no Brasil uma Visão Panorâmica até 1950. Disponível em: <http://vello.sites.uol.com.br/historia.htm>. Acesso em: 27 ago. 2012.

KARINA, H. C. A Educação em seu Contexto Histórico: Desafios da Educação Pública Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Publicado em 08/04/2009. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-seu-contexto-historico-desafios-da-educacao-publica-brasileira-frente-ao-terceiro-milenio/16486/#ixzz26UDqQRta>. Acesso em: 14 set. 2012.

LOMBARDI, J. C. & Nascimento, M. I. M. Fontes História e Histografia da Educação. Campinas – SP, 2004 – (Coleção Memória da Educação).

MOACYR, P. A instrução e o Império: (Subsídios para a História da educação no Brasil), vol. 66, 1936, Companhia editora nacional.

PAIVA, V. P. Educação Popular e Educação de Adultos: Contribuições à História da Educação. Edições Loyola, 6. ed. Revista e ampliada. São Paulo, 2003.

PRADO JÚNIOR, C. História Econômica do Brasil. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1969.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 20. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D., et. al. O Legado Educacional no Brasil no Século XX. 2. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2006. Coleção Educação Contemporânea.

XAVIER, M. E. S. P. Poder Político e Educação de Elite. Cortez, 1980.

ZOTTI, S. A. O Currículo no Brasil Colônia: Proposta de Uma Educação Para a Elite. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/383/413>. Acesso em: 30 ago. 2012.

ZOTTI, S. A. Sociedade de educação e currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos de 1980. Campinas-SP: Autores Associados, Brasília – DF, Ed. Plano, 2004.

Publicado

2013-02-01

Cómo citar

FORTES, Elenilson Vargas. ANÁLISE DOS MÉTODOS EDUCACIONAIS NO BRASIL: DESCOBRIMENTO AO FINAL DO IMPÉRIO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22332. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/22332. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres