DESEMPENHO ESCOLAR EM ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.36107Palabras clave:
Capoeira, desempenho escolar, adolescentes.Resumen
As lutas são consideradas instrumento de relevância física, emocional e intelectual, contribuindo diretamente no desenvolvimento global do aluno. Neste contexto a Capoeira destaca-se nos aspectos psicológicos e cognitivos, desenvolvendo a atenção, percepção, criatividade, persistência, iniciativa, autocontrole e confiança. O desempenho escolar é alvo de discussão entre os pesquisadores da área da educação, inclusive da Educação Física. Não é intenção deste estudo se valer destas discussões e posicionamentos acerca de avaliação e desempenho escolar, desta forma, em um contexto específico entendemos o desempenho escolar como os resultados de médias e frequência das disciplinas cursadas. O objetivo dessa pesquisa é comparar o desempenho escolar em escolares praticantes e não praticantes de Capoeira. A amostra foi constituída por 24 alunos, com idade entre 14 e 15 anos de ambos os sexos, divididos em três grupos (A, B, C) com oito sujeitos. O grupo A foi composto por crianças que praticavam Capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o grupo B por crianças que praticavam Capoeira em grupo particular e o grupo C foi o grupo controle, ou seja, não praticavam Capoeira. O desempenho escolar foi obtido através das médias globais das notas e frequências às aulas do 1°e 2° bimestre. As analises de dados foram realizadas através, Software IBM SPSS versão 20.0, sendo efetuado o teste de Shapiro-Wilk para a normalidade dos dados, e para comparação entre os grupos foi realizado uma ANOVA one way. Foi adotado o índice de significância p<0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para as médias globais (p = 0,91) e para as faltas (p = 0,54). Estudos demonstraram o melhor desempenho escolar em alunos praticantes de esportes quando comparados aos não praticantes, fato este não comprovado nesta pesquisa, sugerindo aos mestres de Capoeira a repensarem sua práxis, pois esta, é apontada capaz de desenvolver uma série de processos cognitivos, emocionais, afetivos e motores, benefícios estes que poderiam refletir positivamente no desempenho escolar.
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