FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

DISCUSSÕES A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76973

Palavras-chave:

Formação Continuada. Docência. Políticas Públicas.

Resumo

A formação continuada é um processo contínuo que começa na formação acadêmica inicial e se estende pela práxis pedagógica do docente. A partir desta concepção, propôs-se com esta pesquisa realizar um levantamento e discussões sobre o processo de formação continuada de professores da educação básica no espaço escolar a partir de relatos de experiência publicados nos Anais do V Congresso Nacional de formação de professores e XV Congresso Estadual Paulista de formação de educadores, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Os estudos realizados pelos autores trouxeram contribuições para além da prática no cotidiano escolar, mas para serem utilizadas pelas políticas públicas de formação continuada de professores. Verificou-se que há uma predominância no enfoque formação permanente docente e o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, desenvolvendo discussões sobre políticas públicas voltadas à BNC-Formação Continuada e sua articulação com a BNCC.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

LIMA, Walkíria dos Reis; RODRIGUES DE SOUZA, Rita. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DISCUSSÕES A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 3, p. 1–15, 2023. DOI: 10.69843/rir.v18i1.76973. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76973. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres