ESBOÇOS EPISTEMOLÓGICOS EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i8.993Mots-clés :
Epistemologia da psicopedagogia, Prática e teoria psicopedagógica, Interdisciplinaridade.Résumé
As práticas psicopedagógicas são relativamente novas no território brasileiro. Datam da década de 1960 e foram trazidas a esta pátria por profissionais e estudiosos argentinos. O objetivo de nossa pesquisa foi traçar um percurso epistemológico da psicopedagogia clínica no Brasil para tentar compreender os pilares científicos que a sustentam, a fim de estabelecer suas bases. A partir de um levantamento prévio de autores a serem investigados, passamos à fase de leitura e análise dessas obras. Nossa investigação seguiu por duas vias de análise: a primeira delas foi construir uma epistemologia da teoria à prática psicopedagógica. Por esta primeira via, o percurso se mostrou um pouco confuso. Partindo dessa dificuldade, passamos a investigar as diversas práticas psicopedagógicas e a partir de uma segunda via, ou seja, analisamos as práticas para só então pensarmos em suas teorias. Por esse caminho tivemos condições de traçar um trajeto da epistemologia da Psicopedagogia Clínica no Brasil. Compreendemos que por seu caráter de uma nova prática nas questões de problemas de aprendizagem e, por ser altamente tributária da psicologia, da pedagogia, da psicanálise etc., a psicopedagogia ainda tem de dar muitos passos no sentido de sua afirmação epistemológica.Téléchargements
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Publié-e
2010-09-02
Comment citer
CHAVES, Hamilton Viana; PASCUAL, Jesus Garcia. ESBOÇOS EPISTEMOLÓGICOS EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NO BRASIL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rir.v1i8.993. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20372. Acesso em: 22 déc. 2024.
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