SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE A OCORRÊNCIA EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR dói10.5216/rir.v6i1.41568

Auteurs-es

  • Francielly Damaris Ferreira Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Cristiane José Borges

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v6i1.41568

Mots-clés :

burnout, professor, ensino superior

Résumé

Vivemos num momento em que o ambiente profissional prioriza valores econômicos em detrimento dos humanos. Esse fato acaba promovendo um esgotamento físico e mental nos indivíduos, sendo que este está cada vez mais relacionado ao trabalho, quando o mesmo não lhe proporciona condições adequadas. Uma profissão relacionada ao cuidado e dedicação ao outro, como a docência, acaba sendo alvo de comprometimento psíquico com o passar dos anos. Assim sendo, diversos autores têm-se dedicado ao estudo e ao conhecimento das variáveis que contribuem para o desenvolvimento de burnoutem professores. Portanto, este estudo busca, por meio de revisão da literatura/descritiva, identificar a produção cientifica atual sobre o assunto e verificar os consensos e as controvérsias. Os efeitos desta psicopatologia podem prejudicar o profissional docente em três níveis: individual, profissional e organizacional. Mais estudos devem ser realizados, a fim de que as mudanças organizacionais necessárias à redução deste problema sejam baseadas em evidências científicas. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves. Propriedades psicométricas do Maslach Burnout Inventory em uma amostra multifuncional. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 24, n. 3, Setembro, 2007.

CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, Maio, 2006.

GOMES, A. Rui, SILVA, Maria João, MOURISCO, Salomé et al.. Problemas e desafios no exercício da actividade docente: Um estudo sobre o stresse, "burnout", saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário. Rev. Port. de Educação, 2006, vol.19, no.1, p.67-93. ISSN 0871-9187.

GONZÁLES, Silvia Tamez; DOMÍNGUEZ, Josué Federico Perez. El trabajador universitario: entre el malestar y la lucha. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, Agosto, 2009.

LARANJEIRA, Carlos A. O Contexto Organizacional e a Experiência de Estress: uma Perspectiva Integrativa. Rev. salud pública, Bogotá, v. 11, n. 1, Fevereiro, 2009.

LEOPARDI, Maria Tereza. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria: Pallotti,2001.

LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado; SOBRINHO, Francisco de Paula Nunes; SOUZA, Carlos Alberto Absalão de. Síndrome de burnout em professores da rede pública. Prod., São Paulo, v. 19, n. 3,

SÁNCHEZ, Antonio Ranchal; ABELLÁN, Manuel Vaquero. Burnout, variables fisiológicas y antropométricas: un estudio en el profesorado. Med. segur. trab. [online]. 2008, vol.54, n.210, pp. 47-55. ISSN 0465-546X.

SATO, Leny; BERNARDO, Márcia Hespanhol. Saúde mental e trabalho: os problemas que persistem. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, Dezembro, 2005.

SOUSA, Ivone Félix de; MENDONCA, Helenides. Burnout em professores universitários: impacto de percepções de justiça e comprometimento afetivo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 25, n. 4, Dezembro, 2009.

TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 34, n. 5, 2007.

VASCONCELOS, Amanda de; FARIA, José Henrique de. Saúde mental no trabalho: contradições e limites. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 20, n. 3, Dezembro, 2008.

VIEIRA, Isabela et al. . Burnout na clínica psiquiátrica: relato de um caso. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre, v. 28, n. 3, Dec. 2006.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-31

Comment citer

FERREIRA, Francielly Damaris; BORGES, Cristiane José. SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE A OCORRÊNCIA EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR dói10.5216/rir.v6i1.41568. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v6i1.41568. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/41568. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres