RELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.52697Mots-clés :
educação, gestão, planejamentoRésumé
A Gestão acadêmica deve realizar funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar. Visando a melhoria do ensino, a Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, gerou um diagnóstico das condições dos cursos de graduação. Os estudos utilizaram como ferramentas os Instrumentos de Avaliação do INEP e a matriz de análise SWOT/FOFA e tiveram como objetivos: diagnosticar os processos e programas relacionados ao ensino; ressaltar seus pontos fortes e suas fragilidades; estabelecer metas e estratégias para melhoria das condições de ensino, para o sucesso nos processos de avaliações internas e externas e para fornecer subsídios aos gestores para a implantação dos cursos na futura Universidade Federal de Jataí. Assim, no presente trabalho apresentamos as metodologias gerais utilizadas nos estudos de Graduação e a divisão dos estudos nos eixos.
Téléchargements
Références
CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 60, p. 393–412, 2008.
MEDEIROS, S. ANALISE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: DESCUBRA SUAS FRAQUEZAS E OPORTUNIDADES. Disponível em: <http://5seleto.com.br/analise-swot-de-uma-instituicao-de-ensino-descubra-suas-fraquezas-e-oportunidades/>.
MENDES, A. J. R. et al. FORPLAD - Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração2015
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instrumento de Avaliação Institucional Exterma, 2014.
___. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distânciaMinistério da Educação, Brasil, 2015.
PEREIRA, F. A. B. et al. A gestão de conhecimento na modernização da gestão universitária: o caso da UERN (RN)Gestao Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social. Anais...2011
PIRES, C. Quer estudar na UFG? Veja as formas de ingresso. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/93836-quer-estudar-na-ufg-veja-as-formas-de-ingresso>.
SILVA FILHO, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641–659, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.