Brincadeiras no parque: Promovendo a saúde infantil por meio do distanciamento tecnológico

Auteurs-es

  • Isabella Cristina Batista Camargo Universidade Federal de Jataí,(UFj), Jataí,Goiás, Brasil, isabellacamargo@discente.ufg.br
  • Daniela Baquiega Pessoa Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, danielapessoa59@gmail.com
  • Wigney Júnior Carvalho Gonzaga Universidade Federal de Jataí,(UfJ), Jataí, Goías, Brasil, wigneycarvalho@hotmail.com
  • Darine Sabbadin Lemes Universidade Federal de Jataí,(UFJ),Jataí,Goiás, Brasil, dary_sabbadin@hotmail.com
  • Mariane Cordeiro e Castro Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marianecordeiroufg@discente.ufg.br
  • Letícia Assis Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, laassis2012@gmail.com
  • Mariane Fernandes Assis Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, fmariane@discente.ufg.br
  • Isabela Macedo Cabral Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, isabelamacedo@discente.ufg.br
  • Anna Lívya da Silva Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, AnnaLivyaSilva656@gmail.com
  • Odeony Paulo dos Santos Faculdade Sul-Americana,(FASAM), Brasil, odeonypaulo@gmail.com
  • Cristiane José Borges Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, cristiane_borges@ufg.br
  • Marise Ramos de souza Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marise@ufg.br

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v17i1.62741

Résumé

O uso das tecnologias de comunicação como o tablet, smartphone e outros dispositivos de informação, têm se tornado cada vez mais frequente no dia a dia de crianças e adolescentes, dificultando o resgate de atividades lúdicas e brincadeiras que promovam a interação e comunicação fora do ambiente virtual. O presente artigo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada pelos membros do grupo pet enfermagem na realização de ações de promoção da saúde, resgatando brincadeiras antigas. O evento foi realizado em um parque municipal, de um município do sudoeste goiano e, proporcionou um momento de lazer e interação entre os participantes e a conscientização do uso limitado da tecnologia presente no cotidiano. Dentre os participantes, 50,5% foram do sexo feminino, sendo 43,3% de faixa etária entre 1 a 5 anos. Foi aplicado um questionário de satisfação aos pais ou responsáveis presentes, trazendo dados relevantes para o programa, no qual as expectativas do público alvo foram atendidas com a realização do evento. Dessa forma é possível aprimorar cada vez mais as atividades desenvolvidas pelo grupo pet enfermagem, levando em conta as necessidades sociais, bem como influenciar positivamente a vida das crianças, para que estas possam vivenciar um ambiente menos tecnológico de forma saudável e interativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Isabella Cristina Batista Camargo , Universidade Federal de Jataí,(UFj), Jataí,Goiás, Brasil, isabellacamargo@discente.ufg.br

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Daniela Baquiega Pessoa , Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, danielapessoa59@gmail.com

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Wigney Júnior Carvalho Gonzaga, Universidade Federal de Jataí,(UfJ), Jataí, Goías, Brasil, wigneycarvalho@hotmail.com

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Darine Sabbadin Lemes, Universidade Federal de Jataí,(UFJ),Jataí,Goiás, Brasil, dary_sabbadin@hotmail.com

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Mariane Cordeiro e Castro, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marianecordeiroufg@discente.ufg.br

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Letícia Assis, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, laassis2012@gmail.com

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Mariane Fernandes Assis, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, fmariane@discente.ufg.br

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Isabela Macedo Cabral, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, isabelamacedo@discente.ufg.br

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem- Jataí

Anna Lívya da Silva, Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, AnnaLivyaSilva656@gmail.com

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Odeony Paulo dos Santos, Faculdade Sul-Americana,(FASAM), Brasil, odeonypaulo@gmail.com

Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Sul-Americana

Doutorando em Medicina Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG)

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, cristiane_borges@ufg.br

Profa. Dra. do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Colaboradora do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Marise Ramos de souza, Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marise@ufg.br

Profa. Dra. do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí

Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem Jataí

Téléchargements

Publié-e

2020-12-26

Comment citer

BATISTA CAMARGO , Isabella Cristina et al. Brincadeiras no parque: Promovendo a saúde infantil por meio do distanciamento tecnológico. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 1, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5216/rir.v17i1.62741. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/62741. Acesso em: 22 déc. 2024.