A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza

Autores

  • Juliana Maddalena Trifilio Dias Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Marchiori Dal Gallo doutoranda Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51568

Palavras-chave:

Educação geográfica. Epistemologia. Diário da Natureza.

Resumo

No presente texto buscamos realizar uma discussão a respeito da educação geográfica para além dos saberes escolares e pensando o geográfico em uma dimensão constitutiva do ser-humano. Buscamos pensar uma educação geográfica que se ocupe em adensar a subjetividade a partir de práticas que priorizem a sensibilização e a frutificação de uma nova racionalidade. Para tanto, buscamos aportes que discutam a epistemologia, entendendo esta como a forma do conhecer que se valha do ato criativo como sua fundação e que coloca o entendimento de uma base ontológica para propormos uma educação geográfica que trate de subjetividade. Nossa proposta culmina na prática do Diário da Natureza, uma prática que vale-se da arte como motor criativo e sensível diante da leitura geográfica de mundo que cada um constrói ao longo da vida, algo que nos constitui, atravessa nossa experiência e ultrapassa qualquer restrição a um saber escolarizado.

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Biografia do Autor

Juliana Maddalena Trifilio Dias, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da área de teoria e ensino de Geografia na Faculdade de Educação da UFJF.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio; DAL GALLO, Priscila Marchiori. A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–20, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51568. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51568. Acesso em: 22 dez. 2024.