A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza

Auteurs-es

  • Juliana Maddalena Trifilio Dias Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Marchiori Dal Gallo doutoranda Unicamp

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51568

Mots-clés :

Educação geográfica. Epistemologia. Diário da Natureza.

Résumé

No presente texto buscamos realizar uma discussão a respeito da educação geográfica para além dos saberes escolares e pensando o geográfico em uma dimensão constitutiva do ser-humano. Buscamos pensar uma educação geográfica que se ocupe em adensar a subjetividade a partir de práticas que priorizem a sensibilização e a frutificação de uma nova racionalidade. Para tanto, buscamos aportes que discutam a epistemologia, entendendo esta como a forma do conhecer que se valha do ato criativo como sua fundação e que coloca o entendimento de uma base ontológica para propormos uma educação geográfica que trate de subjetividade. Nossa proposta culmina na prática do Diário da Natureza, uma prática que vale-se da arte como motor criativo e sensível diante da leitura geográfica de mundo que cada um constrói ao longo da vida, algo que nos constitui, atravessa nossa experiência e ultrapassa qualquer restrição a um saber escolarizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Juliana Maddalena Trifilio Dias, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da área de teoria e ensino de Geografia na Faculdade de Educação da UFJF.

Références

AMRINE, Frederick. The metamorphosis of the Scientist. In: SEAMON, David; ZAJONC, Arthur (Eds.) Goethe’s Way of Science: a phenomenology of nature, New York: State University of New York Press, 1998.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BORTOLF, Henri. The Wholeness of Nature: Goethe's Way Toward a Science of Conscious Participation in Nature. New York: Lindisfarne Press, 1996.

BORTOLF, Henri. Counterfeit and Authentic Wholes: finding a means of dwelling in nature. In: SEAMON, David; ZAJONC, Arthur (Eds.) Goethe’s Way of Science: a phenomenology of nature, New York: State University of New York Press, 1998.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Infância em Gaston Bachelard: reflexões sobre o ensino de geografia. Rev. abordagem gestalt.,Goiânia,v. 22,n. 2,p. 162-170,dez. 2016.

KOSROF, Wosene Worke. The pleasures and dangers of learning to see. In: UNESCO. Education through Art: building partnerships for secondary education, Newark: UNESCO, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Arte, só na aula de arte?. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, setembro-dezembro, 2011.

MILLAN, Sally; Wilhelm, Jennifer. Students’ stories: Adolescents constructing multiple literacies through nature journaling. Journal of adolescent & adult literacy, v. 50, n. 5, p. 370-377, Fevereiro, 2007.

PEREIRA, Marcos Villela. Educacíon Estética e Interdisciplinariedad. Aula Abierta, n.67, p. 77-94, 1996.

PRIMAVESI, Anne; PUI-LAN, Kwok. Exploring Earthiness. Eugene-Oregon: Cascade Books, 2013.

ROOT, Christina. “A Delicate Empiricism”: Goethe’s science and Wordsworth’s “Waterfowl”. Wordsworth Circle, v. 35, n. 1, p. 33-37, 2004.

RUEGER, Alexander. The Cultural Use of Natural Knowledge: Goethe's Theory of Color in Weimar Classicism. Eighteenth-Century Studies, v. 26, n. 2, p. 211-232, 1992-1993.

SEAMON, David. Goethe, Nature and Phenomenology: an introduction. In: SEAMON, David; ZAJONC, Arthur (Eds.) Goethe’s Way of Science: a phenomenology of nature, New York: State University of New York Press, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-07

Comment citer

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio; DAL GALLO, Priscila Marchiori. A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–20, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51568. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51568. Acesso em: 22 déc. 2024.