Aproximação à escola com pesquisa no estágio de futuros professores durante o confinamento da Covid-19: narrativas luso-brasileiras
narrativas luso-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76884Resumo
Neste texto, apresenta-se o resultado de uma pesquisa, cujo objeto de análise é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), ocorrido durante o confinamento provocado pela pandemia mundial designada Covid-19. O objetivo é desocultar por meio de narrativas (auto)biográficas, a experiência de ECS na formação inicial de professores de Brasil, Instituto Federal Goiano e de Portugal, Universidade do Minho no cenário fatídico desse período inusitado. Como procedimento metodológico, utilizaram-se das narrativas (auto)biográficas, das pesquisadoras e narrativas(auto)biográficas, de estagiários descritas em portfólios. Os resultados indicam que, apesar dos efeitos perversos da pandemia nas práticas de estágio, como dificuldades de concentração dos estagiários, de acesso às aulas síncronas, de conciliar, no mesmo ambiente, os tempos de família e estudo, os(as) estagiários (as) deram uma devolutiva significativa, a começar pela colaboração com os professores acompanhantes/supervisores, em face das atividades de diagnóstico virtual e elaboração de projeto de ensino e investigação, evidenciando postura investigativa, reflexiva, sobre as diversas facetas a que a escola foi submetida no processo de ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.