Barbie Fashionistas: da retórica da diversidade aos modelos de feminilidade e padrões estéticos normativos na educação das meninas

the rhetoric of diversity, the models of femininity and normative aestehetic standards in the girls’ education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76903

Palavras-chave:

Barbie Fashionistas. Diversidade. Padrões estéticos

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as representações simbólicas implícitas/explícitas nos modelos de feminilidade e padrões estéticos propalados pela coleção Barbie Fashionistas, os quais afetavam a educação das meninas. Pra concretizar este estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada no referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2009). No escopo do trabalho investigativo, indicadores de análise revelaram que, em um cenário (aparentemente) inovador, sob a retórica da diversidade e da inclusão, padrões de beleza, de comportamento e de feminilidade estavam sendo impostos não apenas para impulsionar o mercado de bens e produtos da marca Barbie, mas sobretudo para legitimar estereótipos femininos, chancelando a alienação em uma sociedade capitalista marcada pelo ideário neoliberal e afetando incontestavelmente, de maneira opressora, a educação das meninas.

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Biografia do Autor

Hugo Vinícius Ferreira Silva, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia - FE/UNICAMP, Mestre e Doutora em Educação - FE/UNICAMP, Professora Associada - FE/UFG.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

SILVA, Hugo Vinícius Ferreira; SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Barbie Fashionistas: da retórica da diversidade aos modelos de feminilidade e padrões estéticos normativos na educação das meninas: the rhetoric of diversity, the models of femininity and normative aestehetic standards in the girls’ education. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76903. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76903. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres