Professor iniciante na educação profissional e tecnológica: tensões, perspectivas e descobertas
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77048Palavras-chave:
Formação de professores, Professor iniciante, Educação profissionalResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o movimento que tensiona o ingresso de professores iniciantes na carreira docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – EBTT, tendo em vista os desafios, perspectivas e especificidades que caracterizam o perfil desses professores. As discussões apresentadas são resultadas da análise de diferentes estudos no campo da formação de professores no âmbito das produções científicas em Programas de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado e doutorado, e das discussões que norteiam o debate sobre o professor iniciante nesta modalidade de ensino. As reflexões trazem elementos importantes para a compreensão da formação de professores nesta “nova institucionalidade”, considerando as contradições, perspectivas e tensões que o professor iniciante passa ao ingressar em um Instituto Federal. Além disso, os resultados apontam certo silenciamento das discussões sobre o professor iniciante e a carreira EBTT, visto que, entre os poucos estudos encontrados, prolifera ainda a diversidade de matrizes epistemológicas, o que sinaliza falta de consenso e de debates sobre o tema em tela.
Palavras-chave: Formação de professores. Professor iniciante. Educação profissional.
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