Professor iniciante na educação profissional e tecnológica: tensões, perspectivas e descobertas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i1.77048

Palabras clave:

Formação de professores, Professor iniciante, Educação profissional

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir o movimento que tensiona o ingresso de professores iniciantes na carreira docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – EBTT, tendo em vista os desafios, perspectivas e especificidades que caracterizam o perfil desses professores. As discussões apresentadas são resultadas da análise de diferentes estudos no campo da formação de professores no âmbito das produções científicas em Programas de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado e doutorado, e das discussões que norteiam o debate sobre o professor iniciante nesta modalidade de ensino. As reflexões trazem elementos importantes para a compreensão da formação de professores nesta “nova institucionalidade”, considerando as contradições, perspectivas e tensões que o professor iniciante passa ao ingressar em um Instituto Federal. Além disso, os resultados apontam certo silenciamento das discussões sobre o professor iniciante e a carreira EBTT, visto que, entre os poucos estudos encontrados, prolifera ainda a diversidade de matrizes epistemológicas, o que sinaliza falta de consenso e de debates sobre o tema em tela.

Palavras-chave: Formação de professores. Professor iniciante. Educação profissional.

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Biografía del autor/a

Cláudio Wilson Santos Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas

Professor EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Departamento de Educação - area de Didática e Fundamentos

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília

Professora do Prgrama de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília 

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Publicado

2025-04-29

Cómo citar

PEREIRA, Cláudio Wilson Santos; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor iniciante na educação profissional e tecnológica: tensões, perspectivas e descobertas. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i1.77048. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77048. Acesso em: 15 oct. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres