Teleducação para impulsionar a educação permanente na atenção básica em saúde no Brasil: uma revisão sobre inciativas e desafios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76888

Abstract

The aim of this article was to investigate the initiatives undertaken to promote continuing education for primary health care workers, mediated by the tele-education modality. This was a review study, with consultation of databases accessed through the Virtual Health Library and PubMed, between October and December 2023. According to pre-established inclusion criteria, 13 articles were selected. After analysis and synthesis, it was identified that the method of choice for the studies was descriptive, with a qualitative approach and the thematic focus centered on the offer and evaluation of tele-education resources for workers allocated to the Unified Health System. Tele-education was conceived as an executable strategy and its potential to corroborate the training of the multidisciplinary team in primary care stands out, as it provides communication, interactivity, contact with large centers and a support network for resolving local demands. Access and adherence are perceived as intervening factors, and there is still a need for better adaptation of human and technological resources, such as connectivity. It was established that tele-education tools are already widely used and can strengthen the proposal for permanent education in the SUS, but the strategy still needs to be better publicized and sensitized amongst professionals and have more incentive or support for the implementation by managers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

CRISTINA CÉLIA DE ALMEIDA PEREIRA SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciada em Enfermagem, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializada em Educação Profissional em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Preceptoria em Saúde. Mestre em Ensino na Saúde e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade no Hospital das Clínicas-UFG/Ebserh. Com experiência na Área de Enfermagem com ênfase em Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Ensino na Saúde.

http://lattes.cnpq.br/4041709990945432

ALEXANDRE CHATER TALEB, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009), com foco em Telemedicina. Atualmente é professor da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, coordenador do NUTTs (Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FMUFG), médico oftalmologista e coordenador do setor de neuro-oftalmologia do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos e chefe do serviço de neuro-oftalmologia do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas UFG. Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (2007-2010), membro titular da Sociedade Brasileira de Adminstração Em Oftalmologia, membro internacional - American Academy of Ophthalmology e membro sócio - Pan-American Association of Ophthalmology. Membro do conselho deliberativo da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás. Investigador principal do Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO, diretor técnico do Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO, direitor administrativo do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas UFG . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: telemedicina e teleoftalmologia, oftalmologia comunitária, campanhas de saúde, saúde ocular, neuro-oftalmologia. 

http://lattes.cnpq.br/3191620401627150

ESTENIO DA COSTA SANTOS, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/Ebserh

Possui graduação em Estatística (2018) e Especialização em Gestão e Contabilidade Tributária e Fiscal (2020) pela Universidade Federal do Piauí, além de Especialização em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem (2021) e Especialização em Big Data (2021), ambas pela Faculdade Descomplica. Atuou como Assistente Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC-THE, realizando atividades na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em dados educacionais de avaliação, melhoria do desempenho dos alunos da rede pública de ensino e expansão e financiamento do ensino público, principalmente nos seguintes temas: Ensino, Gestão Educacional e Projeção Populacional. Atualmente é Analista Administrativo em Estatística no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - HC-UFG/Ebserh, exercendo atividades no Setor de Contratualização e Regulação da Saúde e na Gerência de Atenção à Saúde, com a construção de painéis de monitoramento dos serviços ofertados pelo HC e de painéis estratégicos para a tomada de decisão pela equipe hospitalar, em especial nos temas: Gestão Hospitalar, Serviços Assistenciais de Saúde, Contratualização, Internação e Oferta de Serviços de Saúde.

http://lattes.cnpq.br/9082991582682937

Published

2024-01-10

How to Cite

DE ALMEIDA PEREIRA SANTANA, CRISTINA CÉLIA; CHATER TALEB, ALEXANDRE; DA COSTA SANTOS, ESTENIO. Teleducação para impulsionar a educação permanente na atenção básica em saúde no Brasil: uma revisão sobre inciativas e desafios. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76888. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76888. Acesso em: 22 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres