Teleducação para impulsionar a educação permanente na atenção básica em saúde no Brasil: uma revisão sobre inciativas e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76888

Resumen

O presente artigo objetivou averiguar as iniciativas empreendidas para impulsionar a educação permanente dos trabalhadores na atenção básica, mediadas pela modalidade teleducação. Tratou-se de um estudo de revisão, com consulta às bases de dados acessadas por meio da Biblioteca Virtual de Saúde e PubMed, entre os meses de outubro a dezembro de 2023. Conforme critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram selecionados 13 artigos. Após a análise e síntese, identificou-se que o método de escolha para os estudos foi o descritivo, com abordagem qualitativa e o foco temático centrado na oferta e avaliação de recursos da teleducação para trabalhadores alocados no Sistema Único de Saúde (SUS). A Teleducação foi concebida como uma estratégia executável e destaca-se a sua potencialidade para corroborar na capacitação da equipe multidisciplinar na atenção básica, por propiciar comunicação, interatividade, contato com os grandes centros e consistir em rede de apoio para resolução de demandas locais. O acesso e a adesão são percebidos como fatores intervenientes, sendo ainda necessária uma melhor adequação de recursos humanos e tecnológicos, como a conectividade. Estabeleceu-se que as ferramentas da teleducação já estão amplamente utilizadas e podem fortalecer a proposta de educação permanente no SUS, mas a estratégia ainda carece de melhor divulgação e sensibilização entre os profissionais e de maior incentivo ou apoio, para implementação, pelos gestores.

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Biografía del autor/a

CRISTINA CÉLIA DE ALMEIDA PEREIRA SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciada em Enfermagem, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializada em Educação Profissional em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Preceptoria em Saúde. Mestre em Ensino na Saúde e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade no Hospital das Clínicas-UFG/Ebserh. Com experiência na Área de Enfermagem com ênfase em Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Ensino na Saúde.

http://lattes.cnpq.br/4041709990945432

ALEXANDRE CHATER TALEB, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009), com foco em Telemedicina. Atualmente é professor da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, coordenador do NUTTs (Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FMUFG), médico oftalmologista e coordenador do setor de neuro-oftalmologia do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos e chefe do serviço de neuro-oftalmologia do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas UFG. Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (2007-2010), membro titular da Sociedade Brasileira de Adminstração Em Oftalmologia, membro internacional - American Academy of Ophthalmology e membro sócio - Pan-American Association of Ophthalmology. Membro do conselho deliberativo da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás. Investigador principal do Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO, diretor técnico do Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO, direitor administrativo do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas UFG . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: telemedicina e teleoftalmologia, oftalmologia comunitária, campanhas de saúde, saúde ocular, neuro-oftalmologia. 

http://lattes.cnpq.br/3191620401627150

ESTENIO DA COSTA SANTOS, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/Ebserh

Possui graduação em Estatística (2018) e Especialização em Gestão e Contabilidade Tributária e Fiscal (2020) pela Universidade Federal do Piauí, além de Especialização em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem (2021) e Especialização em Big Data (2021), ambas pela Faculdade Descomplica. Atuou como Assistente Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC-THE, realizando atividades na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em dados educacionais de avaliação, melhoria do desempenho dos alunos da rede pública de ensino e expansão e financiamento do ensino público, principalmente nos seguintes temas: Ensino, Gestão Educacional e Projeção Populacional. Atualmente é Analista Administrativo em Estatística no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - HC-UFG/Ebserh, exercendo atividades no Setor de Contratualização e Regulação da Saúde e na Gerência de Atenção à Saúde, com a construção de painéis de monitoramento dos serviços ofertados pelo HC e de painéis estratégicos para a tomada de decisão pela equipe hospitalar, em especial nos temas: Gestão Hospitalar, Serviços Assistenciais de Saúde, Contratualização, Internação e Oferta de Serviços de Saúde.

http://lattes.cnpq.br/9082991582682937

Publicado

2024-01-10

Cómo citar

DE ALMEIDA PEREIRA SANTANA, CRISTINA CÉLIA; CHATER TALEB, ALEXANDRE; DA COSTA SANTOS, ESTENIO. Teleducação para impulsionar a educação permanente na atenção básica em saúde no Brasil: uma revisão sobre inciativas e desafios. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76888. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76888. Acesso em: 22 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres