BRINCADEIRAS E LITERATURA: EXPERIÊNCIA DE TRABALHO E POSSIBILIDADES DE ENSINO NO BERÇÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.37221Palabras clave:
Educação Infantil. Brincadeiras. Literatura.Resumen
Este trabalho é resultado de uma experiência realizada na disciplina de Estágio em Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental II em uma instituição de ensino da cidade de Jataí – GO. O trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de intervenção em uma turma do Berçário I, na qual buscamos conhecer e compreender possibilidades de trabalho com crianças entre quatro meses e um ano e meio de idade. Sendo assim, levantamos a seguinte questão: é possível trabalhar com crianças dessa faixa etária, garantindo que a instituição seja espaço de cuidado, brincadeira e educação? É também possível trabalhar com a literatura infantil como garantia de aprendizagem na EI? Este trabalho tem como objetivo incentivar e propiciar o desenvolvimento das habilidades físico/motora, afetiva, cognitiva, ética, estética, social, interpessoal dos bebês, por meio da brincadeira e literatura infantil. Utilizamos estudo bibliográfico a partir dos aportes teóricos de Abramovich (1997), Arce e Silva (2009), Lino (1999), Horn (2004), dentre outros. Concluímos nossa proposta cientes da grande importância de uma parceria ativa e eficaz entre a universidade e as instituições de ensino, no sentido de aliar às teorias que embasam o trabalho na prática e de que quando levamos à instituição os nossos conhecimentos, é no intuito de ali propor diferentes possibilidades de desenvolvimento da criança de berçário, mostrando possibilidades de ensino e desconstruindo um conceito de que a creche não é apenas um lugar para se cuidar das crianças, deixando claro que até mesmo nas atividades de rotina, podemos passar ensinamentos e desenvolver o cognitivo das crianças.
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Citas
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