CONHECENDO A ANATOMIA: A INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Carla Helrigle Silva Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí http://orcid.org/0000-0001-7616-7243
  • Cássio Aparecido Pereira Fontana Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Luciano Fernades da Silva Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Guilherme Rezende Ramos Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Paulo Fernando Zaiden Rezende Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí
  • Ana Lúcia Rezende Souza Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.40965

Palabras clave:

Anatomia, Conhecimento, Educação.

Resumen

O conceito de qualidade da educação é uma meta a ser conquistada. Uma boa proposta pedagógica faz com que o dever de ensinar seja assumido por todos até como efetivação do princípio da gestão democrática. Visitar um Laboratório de Anatomia pode facilitar a compreensão dos conteúdos de anatomia e ciências, ministrados no ensino fundamental e médio, despertando uma possível escolha profissional. O Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí é composto pelas áreas de Veterinária, Humana e Comparada, além de um Museu do Cerrado. Nele há peças que compõem o acervo das aulas e em exposição no museu. Com a visita, os alunos podem vivenciar na prática aquilo que é ministrado em sala de aula, permitindo abrir espaços para discussões e sanar dúvidas sobre o conteúdo visto apenas na teoria; além de poder despertar interesse sobre os cursos oferecidos na instituição e contato com profissionais formados nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Através de questionário é possível verificar o impacto da visita no aprendizado e escolha profissional.No período de setembro de 2014 a junho de 2015, tivemos a visita de quatro escolas, totalizando 173 alunos de ambos os sexos, com idade de 12 a 14 anos, cursando o 7º e 8º anos, os quais responderam nossos questionários, que buscavam verificar as perspectivas futuras do aluno secundarista no seu aprendizado e em sua escolha profissional na universidade e qual a influência da visita ao laboratório em seu conhecimento. Foi verificado um pouco do cenário atual da educação no sentido da prática nas escolas, onde 66,4% dos alunos nunca haviam visitado nenhuma outra instituição de ensino além da qual estudavam, sendo que mesmo em escolas públicas o percentual chegou a 67,82%. Também sobre as perguntas do questionário, 60% dos alunos demonstraram que a visita veio esclarecer dúvidas pessoais sobre o conteúdo administrado nas suas respectivas escolas, destes 56% tinham alguma escolha profissional. A universidade deve socializar o seu espaço para auxiliar uma melhor qualidade na educação fundamental e ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Helrigle Silva, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Mestre em Ciencias da Saúde, técnica do Laboratório de Anatomia Veterinária da Univerdidade Federal de Goias/Regional Jataí.

Cássio Aparecido Pereira Fontana, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Prof.Dr. em Cirurgia Veterinária  e Coordenador do Laboratório de Anatomia Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Luciano Fernades da Silva, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Acadêmico em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí.

Estagiário do Laboratório de Anatomia Veterinária

Guilherme Rezende Ramos, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Acadêmico em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí.

Estagiário do Laboratório de Anatomia Veterinária

Paulo Fernando Zaiden Rezende, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Farmaceutico, técnico do Laboratório de Anatomia Veterinária da Univerdidade Federal de Goias/Regional Jataí.

Ana Lúcia Rezende Souza, Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Profª. Mestre do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí

Citas

BOBBIO, N. A Era dos Direitos. Campus: Rio de Janeiro, 1992. p. 49-65.

BORGES, G. L. A. Seres vivos e ambiente: levantamento e análise de novos materiais didáticos para o ensino de ciências e biologia. In: Encontro perspectivas do ensino de Biologia, 6., 1997, São Paulo. Coletânea do 6º Encontro de perspectivas do ensino de Biologia, São Paulo; 2000. p.49-52

COLTRO, M. F. A.; LAAT, F. A; SANTOS, G. R. O projeto de extensão: “Da escola à Universidade” na cidade de Irati. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 6, n. 2, p. 185-189. 2007.

CRUZ, R.; LEITE, S.; ORECCHIO, L. A. Experimentos de ciências em microescala: corpo humano: 1. grau. Scipione, 1996. p.05-38.

CRYER, D. Defining and assessing early childhood program quality. The annals of the American academy of political and social science, v. 563, n. 1, p. 39-55, 1999.

CURY, C. R. J. A Educação Como Desafio na Ordem Jurídica. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 567-584.

CURY, C. R. J. Qualidade em educação. Nuances: estudos sobre Educação, v. 17, n. 18, p. 15-31. 2010.

EVARISTO, D. C. S.; MENEZES T.M.; SILVA, D M S; SILVA, K R. S.; CRUZ, J. E. S.; BRITO, V. C. Anatomia Humana para Todos: Contribuindo Para a Compreensão Do Corpo Humano. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2013 – UFRPE: Recife. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0720-1.pdf>. Acessado em: 02 de abril de 2016.

FERREIRA, J. R. Uma Reflexão Sobre O Lugar Da Extensão Universitária Na Grade Curricular Dos Cursos De Graduação. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 9, n. 2, p. 55-60, 2005.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. SãoPaulo: EdUSP, 2004. p.10-66.

MADRUGA, J. A. G. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996. p. 68-73.

MELO, S. R.; RIBEIRO, A. M.; ESQUARCINI, S. D. G.; CONEGERO, C. I.; STABILLE, S. R. Preparação de material biológico para aulas teórico-práticas de Biologia no Ensino Fundamental e Médio. Arq Apadec. v. 6, n. 2, p. 45-6, 2002.

MENEZES, H.; BARBOSA. de; CORDOVA, B. C. Ludicidade aplicada ao ensino de ciências: anatomia em foco. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Brasília. 2012. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5956/1/21039790.pdf.

Ministério da Educação. (2000). A educação pré-escolar e os cuidados para a Infância

em Portugal: Estudo Temático da OCDE. Lisboa: Ministério da Educação:Departamento da Educação Básica. Disponível em: <http://www.oei.es/inicial/articulos/educacao_preescolar_portugal2.pdf>.

MOLINARI, S. L.; MONTEIRO, A. S.; MIRANDA-NETO, M. H. Práticas para abordar o tema sistema esquelético. Arq Apadec. v. 3, n. 2, p. 36-40, 1999.

OLIVEIRA, P. T. S. Ensino do corpo humano: abordagens dos professores de ciências no 8º ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Planaltina de Goiás. 2011. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/3601/1/2011_PriscillaTaysedaSilvaOliveira.pdf>. Acessado em: 02 abril 2016.

PRZEWORSKI, A. Capitalismo e social-democracia. São Paulo: Cia. das Letras. Cap. 1: A social-democracia como um fenômeno histórico, 1989. p. 19- 65.

REIS, R.H. A extensão como prática acadêmica e sua indissociabilidade ao ensino e a pesquisa. Revista de Extensão Universitária. v.1, n. 3. p. 43-45. 1997.

ROSSBACH, H.; CLIFFORD, R.; HARMS, T. Dimensions of learning environments: Cross national evaluation of the Early Childhood Environment Rating Scale. In: AERA Annual Conference, Chicago. 1991.

SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o projeto construir. In: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. 2004. Sep 12-15; Belo Horizonte: UFMG-seção Direitos Humanos; 2004. [Acessado em 2015]. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/area_de_direitos_humanos.html.

SILVA, F. M. P. Da literatura, do corpo e do corpo na literatura: Derrida, Deleuze e monstros do Renascimento. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado) –Universidade de Évora, Évora, 2007. Disponível em: <http://criticanarede.com/teses/deleuze.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2015.

TABOLKA, C. C; GROTTO, E. M. B; Universidade e Escola: Diferentes culturas que se encontram em diferentes momentos, Universidade regional integrada do alto do Uruguai e das Missões, 2012, p. 14-18. Disponível em: http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//158.pdf.

TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática. ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2004, p. 1-14.

TIETZE, W. et al. Assessing quality characteristics of center-based early childhood environments in Germany and Portugal: A cross-national study. European Journal of Psychology of Education, v. 13, n. 2, p. 283-298, 1998.

VENERI, F. H.; ZANONI, L. B.; POSIGNOLO, L. F.; FRANZOL, V. Passatempo de anatomia humana: as possibilidades de um material Pedagógico alternativo. Anais do 6° Amostra Acadêmica da UNIMEP. Disponível em:

http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/6mostra/4/335.pdf.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Cortez; 2000.

ZUANON, A. C. A; DINIZ, RES. O ensino de Biologia e a participação dos alunos em “atividades de docência”: uma proposta metodológica. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. (Orgs). Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para formação de professores, p. 111-131, 2004.

Publicado

2016-05-03

Cómo citar

SILVA, Carla Helrigle; FONTANA, Cássio Aparecido Pereira; SILVA, Luciano Fernades da; RAMOS, Guilherme Rezende; REZENDE, Paulo Fernando Zaiden; SOUZA, Ana Lúcia Rezende. CONHECENDO A ANATOMIA: A INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.40965. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/40965. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres