Análise de um produto educacional a serviço do professor

Autores

  • Cleber Cezar da Silva Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Rosimeire Gonçalves UFG/RC, SEDUCE-GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.59808

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar um produto educacional, elaborado por nós pesquisadores, com a finalidade de auxiliar professores de História da Educação de Jovens e Adultos, no planejamento de suas aulas. Visto que, a falta de um livro didático ou até mesmo materiais de ordem pedagógicas mais acessíveis acabam dificultando o desempenho do profissional nesta modalidade de ensino. A metodologia a que submete este estudo se caracteriza em um estudo de caso e revisão bibliográfica, numa abordagem qualitativa.  É notório, no espaço escolar, o hábito arraigado entre os professores, no ato do planejamento e elaboração de programas de estudo utilizarem-se da cronologia tradicional, tendo preocupação demasiada com aspecto conteudista. Nessa perspectiva, priorizamos a construção de um blog junto a disciplina de história, pois ensinar história constitui-se em um desafio para professores, considerando sua abrangência e complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Doutorando em Linguística, UNB (2017), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - Unu de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduação nível especialização junto a Faculdade Noroeste - FAN, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: variedade, domínio, educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico e toponímia.

Rosimeire Gonçalves, UFG/RC, SEDUCE-GO

Mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Graduada em Letras (português/inglês) pela UEG, UnU de Pires do Rio. Professora da SEDUCE-GO e SME de Cristalina. 

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

DA SILVA, Cleber Cezar; GONÇALVES, Rosimeire. Análise de um produto educacional a serviço do professor. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 2, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.59808. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/59808. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres