Psicomotricidade relacional: estratégia de intervenção pedagógica na educação

Auteurs-es

  • Angela Adriane Schmidt Bersch Universidade Federal do Rio Grande
  • Eliane Lima Piske UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.60420

Résumé

Entrelaçar na pesquisa uma estratégia de intervenção pedagógica que seja capaz de apresentar influências na Educação Infantil e no Ensino Superior foi o mote do artigo. O objetivo da proposta foi apresentar uma estratégia pedagógica que potencializa o processo de aprendizagem e de desenvolvimento humano. A Psicomotricidade Relacional (PR) foi o mecanismo de intervenção nas pesquisas com crianças e estudantes de graduação, ambos no extremo Sul do Brasil. As sessões de PR na Educação Infantil e no curso de Licenciatura em Educação Física foram a tríade encontrada para construir pesquisas com as crianças e os adultos. O olhar por meio da teoria bioecológica apontam, na análise de dados, que as sessões de PR potencializam a imaginação, o faz de conta, a inventividade, a ludicidade, as relações, a organização, o planejamento, a reflexão, aspectos inerentes ao processo de aprendizagem e de desenvolvimento biopsicossocial. Portanto, trata-se de uma disciplina potente a ser ministrada no espaço do Ensino Superior para que o professor possa fazer uso desta no processo pedagógico no âmbito escolar, especialmente na Educação Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Angela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental. Graduada em Educação Física. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação  - PPGEDU/FURG. Coordenadora do grupo de estudos ECOINFÂNCIAS; Coordenadora do projeto Psicomotricidade Relacional e formação de educadores. 

Eliane Lima Piske, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

outoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Bolsista CAPES. Colaboradora no Centro de Referência em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias: infâncias, ambiente e cultura. Colaboradora do UEADSL- Texto Livre da Universidade Federal de Minas Gerais.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-18

Comment citer

BERSCH, Angela Adriane Schmidt; PISKE, Eliane Lima. Psicomotricidade relacional: estratégia de intervenção pedagógica na educação. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.60420. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60420. Acesso em: 21 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde