Percepções dos educandos em um curso EJA integrado à EPT: trajetórias formativas e relações interpessoais

perceptions about an EJA course integrated with EPT

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76934

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Acesso, Permanência e Êxito, Relação Professor-Aluno

Résumé

Este trabalho objetiva compreender as condições de acesso, permanência e êxito de estudantes em um Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrado à  Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A investigação foi realizada a partir das percepções dos educandos sobre suas trajetórias formativas e as relações interpessoais tecidas a partir da escola. Realizou-se a observação de aulas em uma turma de segundo período, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários com os educandos, a análise de documentação normativa referente à esta modalidade no Brasil. Evidenciou-se  certas características já observadas por outros pesquisadores, como a importância da constituição de boas relações entre professores e estudantes em prol de uma comunidade de aprendizagem e do fortalecimento dos vínculos e consequente estímulo à permanência dos educandos e sobretudo  especificidades ligadas aos desafios sociais, emocionais e relacionais dos estudantes.

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Estael de Lima Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí

Mestra em História, Cultura e Poder, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí.

Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí.

Paulo Henrique de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí.

Doutor  em  Física.  Professor  do  Programa  de  Pós-Graduação em  Educação  para  Ciências  e  Matemática  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Jataí. Goiás, Brasil.

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Publié-e

2024-01-10

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GONÇALVES, Estael de Lima; MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues; SOUZA, Paulo Henrique de. Percepções dos educandos em um curso EJA integrado à EPT: trajetórias formativas e relações interpessoais: perceptions about an EJA course integrated with EPT. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76934. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76934. Acesso em: 22 oct. 2024.

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