Experiêncas escolares em educação sexual: por uma abordagem inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77060Keywords:
Práticas curriculares, Núcleo de gênero, SexualidadeAbstract
A inclusão dos estudos de gênero e sexualidade no currículo escolar é crucial para promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e promover o respeito às diferenças. Além disso, esses estudos desempenham um papel fundamental na formação de pessoas críticas, capazes de questionar e analisar as normas e estereótipos de gênero e de sexualidade tão arraigados em nossa sociedade. Nesse sentido, a partir da perspectiva de autores e autoras da Teoria Pós-crítica do currículo, e tendo a Teoria Política do Discurso como suporte teórico-metodológico, neste trabalho pretendemos investigar as práticas curriculares desenvolvidas em um núcleo de gênero que funciona em uma escola pública de referência da rede de ensino de Pernambuco. Objetivou-se identificar o desenvolvimento das práticas relacionadas com gênero e sexualidade, as concepções, discursos e perspectivas da comunidade escolar e as decisões que assumem na resolução de conflitos. Observou-se, portanto, que a escola enfrenta alguns desafios para a efetiva inclusão da educação sexual, como as dificuldades para transversalizar os conteúdos e a falta de formação docente na área. Apesar disso, verificamos que a instituição consegue trabalhar o tema com os/as estudantes através das atividades do núcleo de gênero, que são orientadas principalmente por meio da perspectiva da interseccionalidade.
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