Experiêncas escolares em educação sexual: por uma abordagem inclusiva

Auteurs-es

  • Felipe Ferreira do Nascimento Universidad Nacional de La plata

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77060

Mots-clés :

Práticas curriculares, Núcleo de gênero, Sexualidade

Résumé

A inclusão dos estudos de gênero e sexualidade no currículo escolar é crucial para promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e promover o respeito às diferenças. Além disso, esses estudos desempenham um papel fundamental na formação de pessoas críticas, capazes de questionar e analisar as normas e estereótipos de gênero e de sexualidade tão arraigados em nossa sociedade. Nesse sentido, a partir da perspectiva de autores e autoras da Teoria Pós-crítica do currículo, e tendo a Teoria Política do Discurso como suporte teórico-metodológico, neste trabalho pretendemos investigar as práticas curriculares desenvolvidas em um núcleo de gênero que funciona em uma escola pública de referência da rede de ensino de Pernambuco. Objetivou-se identificar o desenvolvimento das práticas relacionadas com gênero e sexualidade, as concepções, discursos e perspectivas da comunidade escolar e as decisões que assumem na resolução de conflitos. Observou-se, portanto, que a escola enfrenta alguns desafios para a efetiva inclusão da educação sexual, como as dificuldades para transversalizar os conteúdos e a falta de formação docente na área. Apesar disso, verificamos que a instituição consegue trabalhar o tema com os/as estudantes através das atividades do núcleo de gênero, que são orientadas principalmente por meio da perspectiva da interseccionalidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AKOTIRENE, C. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ALMEIDA, N; CICILLINI, G. Pessoas trans e espaços escolares: o uso do banheiro feminino e seus impactos. In: Xii Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 12, 2014, Goiânia, Anais [...]. Goiânia: PUC Goiás.

ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

BRITZMAN, D. Curiosidade, sexualidade e currículo. In. Louro. G. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

BURGOS, R. Análisis de Discurso y Educación. Estudios interculturales y educación. DIE- CINVESTAV-IPN, 1991.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 14ªe ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CANDAU, V. Interculturalidade e educação escolar. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

CÉSAR, M. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In. Xavier, C. (Org). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: UFMS, 2009.

DIMENSTEIN, M. et al. Gênero na perspectiva decolonial: revisão integrativa no cenário latinoamericano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 3, e61905, 2020.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Traducão de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro, Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2015.

hooks, b. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In. Louro. G. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

JUNQUEIRA, R. Pedagogia do armário - A normatividade em ação. Revista Retratos Da Escola: Brasília, 2013.

LACLAU, E. MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid, 1987.

LOURO, G. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas. Ano 9, 2001.

LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

MORGADE, G. Aprender a ser mujer, aprender a ser varón. Buenos Aires: Novedades Educativas, Buenos Aires, 2001.

PRECIADO, B. ¿Quién defiende al niñx queer?. (CC) BY-NC-ND. Paris. https://img.macba.cat/public/PDFs/pei/BPreciado_La%20infancia.pdf, 2013.

SCHARAGRODSKY, P. Masculinidades valuadas y devaluadas. Tensiones, límites y posibilidades en el ámbito escolar. En Baquero, Diker y Frigerio Las Formas de lo Escolar, Del Estante Editorial, Buenos Aires, 2006.

SILVA, R. G. Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher: análise de sua institucionalização nas escolas de referência do ensino médio em Pernambuco. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Recife, 2015.

SILVA, T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SOUTHWELL, M. Análisis político del discurso y la investigación educativa o la insistencia sobre la desactivación de determinismos. En Bastidores da pesquisa em instituições educativas. Orgs. Fare, M. et. al. Porto alegre, Edipucrs: Universidad Nacional de La Plata, p. 79-100, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2025-10-20

Comment citer

FERREIRA DO NASCIMENTO, Felipe. Experiêncas escolares em educação sexual: por uma abordagem inclusiva. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i2.77060. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77060. Acesso em: 25 oct. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres