Políticas públicas para a sustentabilidade ambiental inclusiva: garantindo acesso universal a direitos e oportunidades

Autores/as

  • Helen Simone Damas Alves Pedrosa
  • Amanda Oliveira Instituto Federal
  • Nilo Leal Sander
  • Heverton Eustaquio Pinto

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76891

Resumen

Este trabalho visa aprofundar a discussão sobre a relevância das políticas públicas de educação ambiental sustentável voltadas para as práticas educacionais inclusivas, visando à formulação de estratégias para abordar a inclusão no ambiente escolar. A constatação de um meio ambiente degradado nos leva a refletir sobre as práticas sociais que o perpetuam, destacando a urgência de intervenção educacional. Deste modo, objetivou-se a discussão sobre o papel da educação ambiental na educação foco na inclusão. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental para identificar e apresentar as principais políticas de sustentabilidade no Estado de Goiás. Para este fim, analisou-se obras de referência e artigos relacionados ao tema, alinhando-nos com as questões de pesquisa. Na literatura contemporânea, há uma lacuna em relação à interdisciplinaridade entre práticas inclusivas educacionais e o ensino da educação ambiental em instituições de ensino público e privado. Embora a Constituição e a legislação vigente respaldem a necessidade de um processo educacional inclusivo e humanizado, percebe-se a urgência de uma reestruturação nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, a fim de integrar efetivamente as práticas inclusivas e suas implicações social.

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Publicado

2024-01-10

Cómo citar

DAMAS ALVES PEDROSA, Helen Simone; OLIVEIRA, Amanda; LEAL SANDER, Nilo; EUSTAQUIO PINTO, Heverton. Políticas públicas para a sustentabilidade ambiental inclusiva: garantindo acesso universal a direitos e oportunidades. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76891. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/76891. Acesso em: 22 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres