Políticas públicas para a sustentabilidade ambiental inclusiva: garantindo acesso universal a direitos e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76891Resumo
Este trabalho visa aprofundar a discussão sobre a relevância das políticas públicas de educação ambiental sustentável voltadas para as práticas educacionais inclusivas, visando à formulação de estratégias para abordar a inclusão no ambiente escolar. A constatação de um meio ambiente degradado nos leva a refletir sobre as práticas sociais que o perpetuam, destacando a urgência de intervenção educacional. Deste modo, objetivou-se a discussão sobre o papel da educação ambiental na educação foco na inclusão. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental para identificar e apresentar as principais políticas de sustentabilidade no Estado de Goiás. Para este fim, analisou-se obras de referência e artigos relacionados ao tema, alinhando-nos com as questões de pesquisa. Na literatura contemporânea, há uma lacuna em relação à interdisciplinaridade entre práticas inclusivas educacionais e o ensino da educação ambiental em instituições de ensino público e privado. Embora a Constituição e a legislação vigente respaldem a necessidade de um processo educacional inclusivo e humanizado, percebe-se a urgência de uma reestruturação nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, a fim de integrar efetivamente as práticas inclusivas e suas implicações social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.