Cidadania em Risco: A Educação no Cerco da Racionalidade Neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77049Palavras-chave:
cidadania, educação, democracia, neoliberalismo, pedagogia críticaResumo
O artigo investiga as implicações das políticas neoliberais na educação brasileira, destacando como a Constituição de 1988, a LDBEN de 1996 (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EM) e demais marcos legais que refletem uma abordagem que prioriza a formação técnica de capital humano. O objetivo é analisar criticamente como essas políticas influenciam a formação cidadã, confrontando as perspectivas teóricas de autores como Libâneo, Freire, Pimenta e Saviani, que defendem uma educação voltada para a emancipação e o pleno exercício da cidadania. A metodologia empregada é uma análise teórico-conceitual, combinando referências clássicas e contemporâneas da filosofia e sociologia da educação com documentos (legais brasileiros). Associada a uma abordagem crítica essa metodologia permite problematizar a tensão entre a formação para o mercado de trabalho e promoção de uma cidadania democrática, ativa e inclusiva. Os resultados apontam que, embora a os documentos elegidos para a análise mencionem a importância da cidadania e da democracia por meio da reflexão crítica, a ênfase em competências mercadológicas tendencia a formação integral e cidadã. Para o viés neotecnicista. Assim, a lógica neoliberal, ao transformar a educação em um instrumento de produtividade, compromete o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados. O que reflete no exercício da cidadania através da democracia e reforça a necessidade de uma pedagogia crítica que promova a reflexão e a ação transformadora, de si, do outro e da sociedade.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Uma Política. Trad. Mário da Gama Kury. 7. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular na América Latina: Revisão Histórica e Novos Desafios. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1996.
BROWN, Wendy. Desfazendo a Demos: O neoliberalismo, a destruição da democracia e a ascensão da nova economia política de precariedade. Trad. Heloisa Matos. São Paulo: Editora Autêntica, 2015.
BURKE, Pedro. A História e o Presente. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
CHARTIER, Rogério. A Ordem dos Livros: Leitores, Autores e Bibliotecas na Europa Moderna. São Paulo: Unesp, 1990.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristiano. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2017.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.
DUBET, Francisco. A Escola da Igualdade: O que funciona, o que não funciona e o que pode ser feito. Trad. André Telles. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FRASER, Nancy. Capitalismo Canibal. São Paulo: Autêntica, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do Conflito. São Paulo: Cortez, 2000.
HABERMAS, Jurgen. Teoria da Ação Comunicativa: Racionalidade da ação e racionalização social. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2018.
HARVEY, David. O Novo Imperialismo. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KANT, Emanuel. Fundação da Metafísica dos Trajes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Didática: Teorias e Práticas da Educação. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, Leandro José de Souza; OLIVEIRA, Maria. “O PDE Escola e a Gestão Educacional: Desafios e Possibilidades”. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 103, pág. 85-102, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Educação e Formação Humana: Desafios Contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Trad. J. Pinto Delgado. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SANDEL, Michael. O Que o Dinheiro Não Compra: Os Limites Morais do Mercado. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, José; COSTA, Maria. “Educação e Mercado: Uma Análise Crítica da BNCC-EM”. Revista Brasileira de Educação, v. 80, pág. 112-131, 2021.
SOUZA, Marcos; RIBEIRO, Ana. “A Crise da Participação Política: Abstenção Eleitoral e Desilusão Democrática”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 103, pág. 110-125, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.