Cidadania em Risco: A Educação no Cerco da Racionalidade Neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77049

Palavras-chave:

cidadania, educação, democracia, neoliberalismo, pedagogia crítica

Resumo

O artigo investiga as implicações das políticas neoliberais na educação brasileira, destacando como a Constituição de 1988, a LDBEN de 1996 (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EM) e demais marcos legais que refletem uma abordagem que prioriza a formação técnica de capital humano. O objetivo é analisar criticamente como essas políticas influenciam a formação cidadã, confrontando as perspectivas teóricas de autores como Libâneo, Freire, Pimenta e Saviani, que defendem uma educação voltada para a emancipação e o pleno exercício da cidadania. A metodologia empregada é uma análise teórico-conceitual, combinando referências clássicas e contemporâneas da filosofia e sociologia da educação com documentos (legais brasileiros). Associada a uma abordagem crítica essa metodologia permite problematizar a tensão entre a formação para o mercado de trabalho e promoção de uma cidadania democrática, ativa e inclusiva. Os resultados apontam que, embora a os documentos elegidos para a análise mencionem a importância da cidadania e da democracia por meio da reflexão crítica, a ênfase em competências mercadológicas tendencia a formação integral e cidadã. Para o viés neotecnicista. Assim, a lógica neoliberal, ao transformar a educação em um instrumento de produtividade, compromete o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados. O que reflete no exercício da cidadania através da democracia e reforça a necessidade de uma pedagogia crítica que promova a reflexão e a ação transformadora, de si, do outro e da sociedade.

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Biografia do Autor

Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati, UNISINOS/Doutorado em Educação

Doutor (2022) e Mestre (2018) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com apoio do Programa de Excelência Acadêmica/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX/CAPES) - bolsas integrais. Licenciado em História (2013) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com apoio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) - bolsa integral - e Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2023), Pós-Doutorado (PDJ) em Educação - Área: Políticas de Currículo, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Fundação Carlos Chagas (Edital No. 32/2023 CNPq Bolsas Pelo País), Instituição Executora: UNISINOS (2024). Atualmente, integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq/UNISINOS) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas GEPCEM (UNISINOS/CNPq). Áreas de interesse: Educação e História, com ênfase nos Estudos de Políticas de Currículo, Políticas Educacionais, Ensino e Aprendizagem e Gestão educacional sob a perspectiva da História do Tempo Presente e História da Educação. Temas de interesse: Formação para o mundo do trabalho e geração de renda, neoliberalismo, meritocracia, flexibilização de si e responsabilidade individual (flexi/responsabilização), itinerários formativos, relações de ensino e aprendizagem entre professor e estudante, bem como o exercício e práxis docente e a formação discente na Educação Básica - Etapa: Ensino Médio.

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. Cidadania em Risco: A Educação no Cerco da Racionalidade Neoliberal. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i2.77049. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77049. Acesso em: 25 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres