Collaborative learning: um estudo da aprendizagem colaborativa para aquisição de língua estrangeira na escola pública no Norte do Brasil
A STUDY OF COLLABORATIVE LEARNING FOR THE ACQUISITION OF A FOREIGN LANGUAGE IN A PUBLIC SCHOOL IN NORTHERN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77050Palavras-chave:
aprendizagem colaborativa; ensino de língua estrangeira; escola pública; habilidade linguísticaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo investigar as potencialidades das habilidades de compreensão e produção oral no Ensino de Inglês em uma escola pública de Porto Velho (Rondônia). Destaca a aprendizagem colaborativa como uma abordagem que favorece o enfrentamento aos desafios de sistema tradicionais e do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa em escolas públicas brasileiras. Os objetivos incluem disseminar como essa metodologia pode ser integrada nas práticas pedagógicas, incentivando reflexões entre os docentes sobre suas estratégias de ensino. A metodologia adotada consiste em uma análise teórica complementada pela apresentação de atividades baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa. Os resultados indicam que essa abordagem pode avançar a prática docente e promover desenvolvimento tanto no desempenho dos alunos quanto no profissional dos professores. No entanto, a pesquisa também identifica limitações metodológicas e recomenda uma reflexão mais profunda sobre os desafios encontrados, bem como a inclusão de instrumentos de avaliação mais robustos para validar os resultados obtidos. A revisão bibliográfica destaca a necessidade de diversificação das fontes e a incorporação de estudos empíricos atualizados para fortalecer a base teórica do estudo.
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