Collaborative learning: um estudo da aprendizagem colaborativa para aquisição de língua estrangeira na escola pública no Norte do Brasil

A STUDY OF COLLABORATIVE LEARNING FOR THE ACQUISITION OF A FOREIGN LANGUAGE IN A PUBLIC SCHOOL IN NORTHERN BRAZIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77050

Mots-clés :

aprendizagem colaborativa; ensino de língua estrangeira; escola pública; habilidade linguística

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo investigar as potencialidades das habilidades de compreensão e produção oral no Ensino de Inglês em uma escola pública de Porto Velho (Rondônia). Destaca a aprendizagem colaborativa como uma abordagem que favorece o enfrentamento aos desafios de sistema tradicionais e do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa em escolas públicas brasileiras. Os objetivos incluem disseminar como essa metodologia pode ser integrada nas práticas pedagógicas, incentivando reflexões entre os docentes sobre suas estratégias de ensino. A metodologia adotada consiste em uma análise teórica complementada pela apresentação de atividades baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa. Os resultados indicam que essa abordagem pode avançar a prática docente e promover desenvolvimento tanto no desempenho dos alunos quanto no profissional dos professores. No entanto, a pesquisa também identifica limitações metodológicas e recomenda uma reflexão mais profunda sobre os desafios encontrados, bem como a inclusão de instrumentos de avaliação mais robustos para validar os resultados obtidos. A revisão bibliográfica destaca a necessidade de diversificação das fontes e a incorporação de estudos empíricos atualizados para fortalecer a base teórica do estudo.

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Francisco Valterlei Guedes Freitas, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia

Doutorando em Educação Escolar por meio do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Início 2021 - Término em andamento. Mestre em Educação Escolar por meio do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Início 2017 - Término 2019. Professor de Língua Inglesa da rede pública do Estado de Rondônia; Graduado em Letras (Licenciatura Plena) , com Habilitação em: Língua e Literatura Inglesa pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIPEC (2005); Pós-graduado em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Administração escolar pela Faculdade Católica de Rondônia (2012); Participante do Curso de Extensão intitulado "Pacto Nacional pela Fortalecimento do Ensino Médio: Formação Continuada de Professores do Ensino Médio na Escola" pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015); Professor de língua Inglesa da rede SESI de Porto Velho - Rondônia com experiência em educação infantil, Fundamental e médio.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED-UERJ, com Bolsa FAPERJ de Pós-Doutorado Sênior (PDS). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Associada do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares: Espaço de Ação Pedagógica. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES N. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO n 008/2017 - Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019 e Biênio 2019-2021) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Biênio 2017-2019, 2019-2021, 2021-2023 e 2023-2025). Autora do Prefácio e Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles. Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) com medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

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Publié-e

2025-10-20

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GUEDES FREITAS, Francisco Valterlei; SANTOS PIMENTA, Jussara; MACHADO PACÍFICO, Juracy. Collaborative learning: um estudo da aprendizagem colaborativa para aquisição de língua estrangeira na escola pública no Norte do Brasil: A STUDY OF COLLABORATIVE LEARNING FOR THE ACQUISITION OF A FOREIGN LANGUAGE IN A PUBLIC SCHOOL IN NORTHERN BRAZIL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i2.77050. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77050. Acesso em: 24 oct. 2025.

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Artigos Livres