Materialidade e trabalho docente: uma análise dialética entre a formação continuada e o adoecimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77054

Keywords:

Teaching Work, Continuing Education, Illness, Education

Abstract

This theoretical review analyzes the working conditions of teachers through the lens of historical-dialectical materialism, revealing the structural contradictions that traverse continuing education and contribute to teachers’ illness. The investigation questions how neoliberal logic and the commodification of education degrade teaching work, intensifying its precariousness and alienation. It critically analyzes the fragmentation and instrumental nature of training policies, highlighting their role in reproducing dynamics of exploitation and subordination. The study argues for the need to reclaim the emancipatory potential of teaching work through continuing education that prioritizes the epistemology of praxis and pedagogical autonomy. It emphasizes the urgency of public policies committed to overcoming conditions of exploitation, valuing the health of education workers, and positioning education at the center of social transformation. Finally, it offers counter-hegemonic reflections and proposals that seek to break with the limitations imposed by the hegemonic model, reaffirming the revolutionary role of teaching work in confronting social inequalities.

 

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Author Biographies

Diego Lacerda de Sousa, Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas

Mestrando em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Inhumas/Go (2024-2026). Especialista em Educação Física Escolar - pelo Instituto Federal de Goiás, Especialista em Educação Física Escolar - Ensino Fundamental (FIBMG). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 

Renato Barros de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA, possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo - CNPQ. Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Goiás - na Escola de Formação de Professores e Humanidades, Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e no curso de Pedagogia; também é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Metropolitano - Unidade de Inhumas ministrando aulas no curso de Pedagogia e professor do Programa de Pós-graduação em Educação. É membro da Diretoria Nacional da ANFOPE, como vice-presidente Centro Oeste gestão 2023-2025 e Vice coordenador do GT8 - Formação de Professores da ANPED Centro Oeste gestão 2022-2024. Representante pelo estado de Goiás no Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia. Compõe a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais principalmente nos seguintes temas: formação de professores e currículo.

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás/Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás - ESEFFEGO (2006), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), e Especialização em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goiânia/ESEFFEGO, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEG/UnU Inhumas) e do curso de Educação Física (UEG/ESEFFEGO). É líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. Atua como Editor-Chefe da Praxia - Revista On-Line de Educação Física da UEG. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. É membro pesquisador e colaborador da Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) da Região Centro-Oeste (REDECENTRO). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Trabalho, Formação de Professores, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.

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Published

2025-10-20

How to Cite

SOUSA, Diego Lacerda de; ALMEIDA, Renato Barros de; ANES, Rodrigo Roncato Marques. Materialidade e trabalho docente: uma análise dialética entre a formação continuada e o adoecimento. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i2.77054. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77054. Acesso em: 24 oct. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres