Materialidade e trabalho docente: uma análise dialética entre a formação continuada e o adoecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v21i2.77054

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação Continuada, Adoecimento, Educação

Resumo

O presente texto de revisão teórica analisa as condições de trabalho docente a partir do materialismo histórico-dialético, desvelando as contradições estruturais que atravessam a formação continuada e colaboram para o adoecimento dos professores. A investigação problematiza como a lógica neoliberal e a mercantilização da educação degradam o trabalho docente, intensificando sua precarização e alienação. A análise crítica a fragmentação e o caráter instrumental das políticas de formação, apontando seu papel na reprodução das dinâmicas de exploração e subordinação. Defende-se a necessidade de resgatar o potencial emancipador do trabalho docente por meio de uma formação continuada que priorize a epistemologia da práxis e a autonomia pedagógica. O estudo reforça a urgência de políticas públicas comprometidas com a superação das condições de exploração, a valorização da saúde dos trabalhadores da educação e a centralidade da educação na transformação social. Por fim, oferece reflexões e propostas contra-hegemônicas que buscam romper com as limitações impostas pelo modelo hegemônico, reafirmando o papel revolucionário do trabalho docente no enfrentamento das desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Diego Lacerda de Sousa, Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas

Mestrando em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Inhumas/Go (2024-2026). Especialista em Educação Física Escolar - pelo Instituto Federal de Goiás, Especialista em Educação Física Escolar - Ensino Fundamental (FIBMG). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 

Renato Barros de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA, possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo - CNPQ. Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Goiás - na Escola de Formação de Professores e Humanidades, Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e no curso de Pedagogia; também é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Metropolitano - Unidade de Inhumas ministrando aulas no curso de Pedagogia e professor do Programa de Pós-graduação em Educação. É membro da Diretoria Nacional da ANFOPE, como vice-presidente Centro Oeste gestão 2023-2025 e Vice coordenador do GT8 - Formação de Professores da ANPED Centro Oeste gestão 2022-2024. Representante pelo estado de Goiás no Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia. Compõe a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais principalmente nos seguintes temas: formação de professores e currículo.

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás/Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás - ESEFFEGO (2006), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), e Especialização em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goiânia/ESEFFEGO, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEG/UnU Inhumas) e do curso de Educação Física (UEG/ESEFFEGO). É líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. Atua como Editor-Chefe da Praxia - Revista On-Line de Educação Física da UEG. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. É membro pesquisador e colaborador da Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) da Região Centro-Oeste (REDECENTRO). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Trabalho, Formação de Professores, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

SOUSA, Diego Lacerda de; ALMEIDA, Renato Barros de; ANES, Rodrigo Roncato Marques. Materialidade e trabalho docente: uma análise dialética entre a formação continuada e o adoecimento. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 21, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.69843/rir.v21i2.77054. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/77054. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres