Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Página Inicial
Numéro courant
Archives
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 14 No. 2 (2018): DOSSIÊ: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO - Experiências do Fazer-Saber
Vol. 14 No. 2 (2018): DOSSIÊ: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO - Experiências do Fazer-Saber
Publié-e:
2018-07-07
DOSSIÊ: Geografia e Educação
O CONCEITO LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Cristina Maria Costa Leite
01 -15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51792
A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS PELAS IMAGENS
Edson José Diniz Leite, Ana Claudia Ramos Sacramento
01 - 23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51390
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA UEG CÂMPUS FORMOSA: um componente instigando a formação crítica e reflexiva?
Francilane Eulália de Souza
01 - 23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51762
A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas
Hugo de Carvalho Sobrinho
01 - 12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53675
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
Jessica da Silva Rodrigues Cecim, Rafael Straforini
01 -18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52725
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza
Juliana Maddalena Trifilio Dias, Priscila Marchiori Dal Gallo
01 -20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51568
PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor
Leonardo Pinto dos Santos, Victória Sabbado Menezes, Roselane Zordan Costella
01 -18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51727
AO VOO DA IMAGINAÇÃO: o enlevo de sonhar e o prazer de ensinar e aprender à luz de Bachelard
Lúcia Helena Batista Gratão
01 -21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53749
A RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PPP: seus tópicos e sua flexibilidade na prática profissional
Marcele Barbosa Figueiredo, Arlete de Freitas Botelho
01 -21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51732
A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: reflexões numa perspectiva cidadã
Tarcisio Dorn de Oliveira, Carina Copatti, Helena Copetti Callai
01 -13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53685
CIBERCARTOGRAFIA: o novo paradigma da cartografia ainda ausente das aulas de Geografia
Vânia Lúcia Costa Alves Souza
01 - 18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51662
O PROTAGONISMO JUVENIL EM MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E O PAPEL DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Alcinéia de Souza Silva
01 -13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51480
SABERES PEDAGÓGICOS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: elementos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico
Denise Mota Pereira da Silva
01 - 13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51761
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais
Eduardo Henrique Modesto de Morais, Juliana Lopes Lelis de Morais
01 -18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51680
O REGIME DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL: uma análise a partir dos efeitos redistributivos do FUNDEF e do FUNDEB
Flávia Alves da Silva, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
01 -18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53214
A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores
Leonardo Ferreira Farias da Cunha
01 - 18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO).
Marcos Vinicius Santos Dourado
01 - 17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.50607
O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de Paulo Freire e Milton Santos
Mauricio Barbosa Carneiro
01 - 18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51032
REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás
Ricardo Chaves de Farias, Mariana Rezende Souza, Lucas Lima Coelho
01 -17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51760
GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender
Rodrigo Capelle Suess
01 - 24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52549
RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS E FORMAÇÃO DOCENTE: a saída de campo como recurso pedagógico interdisciplinar nos anos iniciais
Rosemar de Fátima Vestena, Ail Conceiçao Meireles Ortiz, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
01 -23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51726
O “TORÉ” E O ENSINO DE GEOGRAFIA: as músicas indígenas na etnoeducação Potiguara da Paraíba
Sidnei Felipe da Silva, Leandro da Silva Ramos
01 - 20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51343
EXPEDIENTE
José Sílvio de Oliveira
01 - 08
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Valquiria Pina Paulino
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.56146
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (Canada)
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Développé par
Open Journal Systems